Prós e contras da internet na vida de seus filhos

Não podemos negar que a Internet faz parte de nossas vidas, não importa quantos anos tenhamos! Por isso, é fundamental saber quais são as vantagens e desvantagens do uso da Internet na vida dos nossos filhos.

Não podemos negar que a Internet faz parte de nossas vidas, não importa quantos anos tenhamos! Por isso, é fundamental saber quais são as vantagens e desvantagens do uso da Internet na vida dos nossos filhos.

Somos a sociedade mais informada da história, mas também a mais preguiçosa e a menos inteligente. 

Como isso é possível? Como assumimos que sempre teremos a informação ao nosso alcance, não nos preocupamos em reter informações em nossas mentes. 

Mas a internet não é algo ruim…

Na internet podemos encontrar muita informação, tanto boa quanto ruim. Embora estejamos em nossa casa sempre conectados, devemos saber que há muita violência e vítimas na internet.

Se você está percebendo que seus filhos passam horas e horas na frente da tela e gostaria de saber quais são as vantagens e desvantagens do uso da internet, continue lendo porque é isso que iremos tratar no artigo de hoje.

Vantagens do uso da internet por nossos filhos

Nesta parte vamos falar sobre as vantagens do uso da Internet por nossos filhos:

  • Informação no momento. É possível saber o que está acontecendo em todo o mundo através da internet.
  • Não há distâncias. A Internet elimina as distâncias entre as pessoas e torna a comunicação mais fácil. Todos possuem o WhatsApp e enviar uma mensagem é rápido e prático. Para aqueles que não gostam do aplicativo, há outras opções, como o Aero WhatsApp.
  • O ensino é melhorado, uma vez que pode ser feito à distância a partir de casa em muitas ocasiões. A vida é mais flexível desta forma.
  • Recursos educacionais infinitos. Há muitos recursos educacionais na Internet que podem ser usados para melhorar a aprendizagem. Além disso, você pode encontrar uma resposta para qualquer dúvida sua.
  • Aumenta a comunicação entre as pessoas. As crianças podem aprender a ter uma comunicação positiva com os outros, isso lhes permite ter mais e melhores relações sociais tanto à distância como presenciais. 
  • Há muitas formas de entretenimento. Há novas maneiras de se entreter tanto sozinho como com outras pessoas. Através de jogos, as crianças se divertem na frente da tela. É possível jogar um jogo de sinuca com seu filho, um jogo de vestir com sua filha e muito mais.

Desvantagens do uso da internet por nossos filhos

Como em qualquer outra área, nem tudo são flores, por isso é importante que as desvantagens do uso da Internet por nossos filhos também sejam levadas em consideração. 

  • Problemas de privacidade. As crianças não sabem como gerir bem a privacidade na Internet e é importante que os pais as guiem e, acima de tudo, acompanhem para evitar potenciais perigos na Internet devido à falta de segurança. Sem as medidas adequadas, elas podem sofrer cyberbullying, pedofilia e muito mais.
  • Conteúdo com pouca veracidade. Embora você possa encontrar páginas com conteúdo de qualidade e verdadeiro, nem sempre é esse o caso. Nesse sentido, é importante saber diferenciar o conteúdo real do que não é. Trabalhar o pensamento crítico nas crianças é fundamental.
  • Pode criar vício. Seus filhos podem sentir que precisam de internet acima de qualquer outra coisa. Isso é um vício e pode se tornar um problema sério. Em suma, isso acontece quando o uso da Internet começa a ter um impacto negativo na vida das crianças.
  • Vida sedentária. Muitas crianças que passam muito tempo na frente das telas podem ter uma vida sedentária. Isto é certamente negativo porque pode afetar a sua saúde de várias formas: obesidade infantil, problemas cardiovasculares, entre outros.
  • Pode piorar a comunicação familiar. Quando as pessoas passam muito tempo na frente das telas, uma família pode ser prejudicada negativamente se todos olharem para as telas (adultos e crianças) e a comunicação e o vínculo familiar forem perdidos.
  • Eles estão expostos a conteúdos inapropriados. As crianças quando navegam sem muito conhecimento podem estar expostas a conteúdos inapropriados: violência, pornografia, etc. É necessário o uso do controle parental para evitar que isso aconteça.
  • Não distinguir o real do que não é. As crianças podem ter certos problemas para distinguir o que é real do que não é. Elas não sabem a diferença e isso pode gerar problemas e as fazerem acreditar em coisas que realmente só existem no mundo virtual, mas não no mundo real.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress