Projeto prevê criação do Parque Natural Municipal da Cachoeira Amorosa

Um dos fatores citados para a criação da unidade é o ordenamento e preservação da Cachoeira Amorosa, importante para o ecoturismo e para atividades de educação ambiental

A localidade conhecida por Amorosa, na zona rural do município de Conceição de Macabu, que possui grande riqueza de flora e fauna, sendo um ponto bastante visitado por moradores e turistas devido à Cachoeira Amorosa, pode virar uma Unidade de Conservação. Para isto, foi elaborado um estudo técnico, solicitado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Siga o SF Notícias no Instagram @sfnoticias

Segundo o Secretário de Meio Ambiente, Barcelos Resina, uma Consulta Pública foi realizada nesta quarta-feira (06) busca colher informações, opiniões da sociedade a respeito do tema. “Quanto à criação do Parque Natural Municipal da Cachoeira Amorosa, que é a Cachoeira Amorosa, um patrimônio de Conceição de Macabu e também do nosso estado, preservar, recuperar as características dos ecossistemas originais, permitir também que a gente possa realizar pesquisas científicas, atividades de educação ambiental, o contato também com a natureza, proporcionar isso com mais intensidade, e promover o turismo ecológico. Além, é lógico, de priorizar a conservação, a manutenção e a preservação das espécies da fauna e flora” – disse.

De acordo com o estudo, além da fauna e da flora ali existentes, a preservação deste remanescente de Mata Atlântica irá proteger também a continuidade dos seus serviços ambientais, como estabilização de encostas e proteção das margens dos Rios Carukango e Macabu. O documento destaca ainda que a preservação deste fragmento de floresta nativa e a recuperação de seus trechos degradados visam reduzir a redução e fragmentação de cobertura vegetal nativa e preservar amostras de seus ecossistemas naturais, que representam registros históricos da Mata Atlântica que era observada em todo o território municipal.

Outro importante fator citado para a criação da Unidade de Conservação é o ordenamento e preservação da Cachoeira Amorosa, importante para o ecoturismo e para atividades de educação ambiental e contato com a natureza. O documento destaca ainda que o entorno da área proposta é composto majoritariamente por imóveis rurais, com pastagens, e há duas RPPNs (Reserva Particular do Patrimônio Natural), a RPPN Águas Claras I e a RPPN Águas Claras II.

Destaca-se também, nas proximidades, a existência de pousadas às margens dos Rios Carukango e Macabu, que se encontram nas proximidades, que possuem como atrativo as quedas d’águas existentes neste curso hídrico. Com a criação da Unidade de Conservação, haverá a possibilidade de parcerias para a conservação e recuperação de áreas junto às RPPNs vizinhas e há um potencial para parcerias com as pousadas existentes nas proximidades para a promoção do ecoturismo.

📱Receba as notícias da sua cidade e região no seu WhatsApp. É muito fácil! Basta seguir o canal do SF Notícias no WhatsApp clicando AQUI. Ao clicar no link, você será direcionado a uma página do WhatsApp, onde vai encontrar a opção de “Acessar o canal”. Depois, já dentro do canal no WhatsApp, bastará clicar em “Seguir”.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress