Projeto prevê construção de portais no Rio do Colégio e sinalização em pontos turísticos de São Fidélis

Está prevista ainda uma melhoria nas vias de acesso ao Parque do Desengano e um programa de segurança para o local. Ações fazem parte de um projeto turístico que envolve 9 municípios da região

A região do Rio do Colégio, em São Fidélis, no Norte Fluminense, é cheia de atrativos não somente para os fidelenses, mas também para moradores de cidades vizinhas que buscam a tranquilidade da natureza para aproveitar aquele dia de sol e altas temperaturas. Ao todo são 35 quilômetros desde a nascente, em torno da parte baixa do Parque Estadual do Desengano, até desaguar no Rio Paraíba do Sul às margens da RJ-158. Essa região deve ganhar grandes melhorias que devem aumentar seu potencial turístico.

O projeto turístico “Rota Caminhos do Açúcar” visa valorizar pontos turísticos fidelenses, uma parceria com o Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (CIDENFF) junto ao Ministério do Turismo. Segundo o consórcio, o projeto traz a proposta de uma rota turística regional com mais de 300 km, passando por nove municípios consorciados do Norte e Noroeste Fluminense: Bom Jesus do Itabapoana, Campos dos Goytacazes, Carapebus, Cardoso Moreira, Conceição de Macabu, Italva, Quissamã, São Fidélis e São Francisco de Itabapoana, oferecendo atividades turísticas em diversos segmentos, como a agricultura, educação, entre outros.

O projeto vai beneficiar os agricultores familiares, artistas e artesãos dos municípios consorciados, visto que esses irão expor seus produtos e recepcionar os turistas em suas propriedades. Entretanto, os circuitos elaborados serão divididos para atrair um público entre crianças, jovens, adultos e idosos, ciclistas recreativos, motociclistas, trilheiros, turistas de outras regiões do Estado do Rio de Janeiro e do Brasil, entre outros.

Tem Instagram ❓❓ Siga o SF Notícias no Insta > @sfnoticias

De acordo com o Secretário Municipal de Planejamento, Orçamento e Defesa Civil de São Fidélis, Jamilton Serpa, o projeto já está em fase final. Devem ser construídos dois portais na entrada para o Rio do Colégio e instaladas cerca de 50 placas de orientação. Está prevista ainda uma melhoria nas vias de acesso ao Parque do Desengano e um programa de segurança para a região. Segundo o secretário, existe ainda a preocupação com a preservação ambiental, portanto, tudo será realizado sem ocasionar degradação. A coleta de lixo também é um dos pontos que receberá atenção no projeto, com a utilização de um veículo menor para recolher o lixo.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress