Projeto para recuperação da Malha Ferroviária da região é aprovado em segunda discussão na Alerj 

Ramal Macaé, ramal Campista, de Campos a Miracema e ramal de Cantagalo estão entre os trechos a serem recuperados
Fotos: SF Notícias

O Projeto de lei 1.252/12, que tem como objetivo fomentar o turismo no Estado, com a criação do Programa de Recuperação da Malha Ferroviária, foi aprovado em segunda discussão pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) nesta quarta-feira (21/03).

O texto ainda terá sua redação final votada pela Casa, por ter sido modificado durante a votação. A autoria da proposta é dos deputados Enfermeira Rejane (PCdoB), Jânio Mendes (PDT), do deputado afastado Edson Albertassi e dos ex-parlamentares Sabino, Andréia Busatto e Roberto Henriques.

O projeto busca recuperar diversas linhas no Estado pelo seu potencial turístico, revitalizando regiões e atraindo novos investimentos. Poderão ser feitas parcerias público-privadas para a recuperação das linhas.

Segundo a Alerj, a Secretaria de Estado de Transportes deverá fazer um projeto em que contenha a análise das linhas, o orçamento para as obras e o cronograma para a implantação.

Estão incluídas na proposta as seguintes linhas: ramal Santa Cruz – Mangaratiba; ramal Sumidouro; ramal Maricá – Cabo Frio; ramal Macaé – Campos dos Goytacazes; ramal São João da Barra (EF SESC Grussaí); ramal Campista – Campos dos Goytacazes – São Fidélis – Miracema; ramal Saracuruna – Cantagalo; ramal Conrado – Miguel Pereira – Paty do Alferes; ramal Serra de Petrópolis (Magé – Guia de Pacopaíba a Piabetá e Magé – Vila Inhomirim a Petrópolis; ramal Trem Mata Atlântica (Angra dos Reis – Lídice – Barra Mansa); ramal da Fazenda Mato Alto (Guaratiba); ramal Paraíba do Sul – Três Rios – Sapucaia; ramal Barrinha (Barra do Piraí – Japeri). Foram incluídos também os ramais Porto de Mauá (Magé) – Fragoso/Vila Inhomirim e o ramal Barra do Piraí (Central – Ipiabas).

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