Projeto leva cultura e benefícios da capoeira para crianças e jovens de Cordeiro

Associação Cultural de capoeira Berimbau Maior oferece aulas gratuitas em três polos
Fotos: Arquivo Pessoal

Com uniformes brancos, que levam estampado o nome do projeto, eles entram na roda. Ao som do berimbau e de tambores, meninos e meninas mostram suas habilidades nessa expressão cultural que mistura arte marcial e música, e relembra a luta de nossos antepassados.

Segundo Fabrício da Silva dos Santos, fundador e presidente da Associação Cultural de Capoeira Berimbau Maior, os alunos aprendem toda parte funcional da capoeira, a parte teórica – nomes dos golpes – a história, a cultura envolvida e tudo isso em aulas gratuitas, oferecidas em três polos no município de Cordeiro.

As crianças e jovens aprendem ainda a manusear e tocar instrumentos, tudo com respeito, disciplina, controle e ética que, segundo Fábrico, precisa existir dentro da arte. O projeto também se preocupa com a parte social, evitando que dezenas de jovens deixem de estudar ou que se envolvam com o mundo do crime. 

“Temos uma preocupação nessa parte social em nosso grupo. Estamos atuando no bairro Pirazzo e BNH, bairros carentes da cidade. Para manter o vínculo do grupo com os alunos, cobramos a presença e rendimento na parte da educação escolar. Sabendo da carência e dificuldade dos alunos, disponibilizamos os uniformes para os mesmos” – conta Fabrício.

Além dos benefícios já citados, a capoeira tem ainda outras vantagens, mencionadas pelo professor: “Libera o estresse, estimula a autoconfiança, a velocidade, a coordenação motora, promove flexibilidade, melhora o condicionamento físico e mental, trabalha o corpo todo. Ajuda na comunicação, na interação e integração, pois temos diversas faixas etárias. Com certeza agrega muito na qualidade de vida e saúde”.

Atualmente o grupo conta com o apoio de cinco professores que atendem cerca de 60 alunos. Eles se preparam para o 1°Encontro Frutos da boa semente, que acontecerá em novembro, com batizados (1ª graduação) e entrega de cordas (demais graduações). Para aqueles que desejam participar das aulas o presidente da Associação deixa o recado: “Estamos sempre abertos para receber novos alunos. As inscrições são feitas nos horários das aulas, mediante comparecimento do novo aluno”.

Confira os locais e horários das aulas:
Segunda – 18:30 às 20:00 – CIEP
Terça – 18:30 às 20:00 – Clube social cordeirense
Quarta – 18:30 às 20:00 – CIEP
Quinta – 18:30 às 20:00 – Clube social cordeirense
Sábado – 10:00 às 11:30 – Clube São Francisco
Domingo – 14:00 às 15:30 – CIEP

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress