Projeto Guarda Mirim segue mudando vida de dezenas de jovens em Santa Maria Madalena

Fotos: Divulgação

Com o objetivo de resgatar crianças em vulnerabilidade social através da reinserção de valores fundamentais e da hierarquia da disciplina militar, melhorar o comportamento e a disciplina escolar e trabalhar o espírito em equipe, o projeto Guarda Mirim de Santa Maria Madalena tem mudado a vida de várias crianças do município.

Em entrevista ao SF Notícias, o cabo Gualberto, que atua através do Programa Educacional de Resistência as Drogas (PROERD), disse que ao longo do processo de formação as crianças aprenderam a desenvolver diversas tarefas como; trabalho em equipe, ordem unida e a ter responsabilidade.

Elas também passaram por cursos de primeiros socorros, Defesa Civil, combate a incêndio, aulas de educação física e pela disciplina de amor a cidade, onde as crianças aprenderam a história do município. 

As crianças também tiveram aulas sobre assuntos importantes como doenças  sexualmente transmissíveis e drogas. A equipe já realizou diversas atividades sociais, como a arrecadação de alimentos e materiais de limpeza para um asilo de Santa Maria Madalena.

O projeto que começou em março do ano passado buscava formar 50 Guardas Mirins, mas apenas 44 crianças passaram nas provas aplicadas diante das disciplinas passadas em sala de aula.

Destas, atualmente 35 continuam no projeto. Através de uma Lei, essas crianças seriam empregadas em departamentos da prefeitura e receberiam uma bolsa auxílio de R$ 100,00, mas como a prefeitura até hoje não cumpriu com a sua parte, algumas crianças começaram a desistir.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress