Projeto de lei visa proibir rodeios e eventos similares no estado do Rio de Janeiro

2
Fotos: Reprodução.

Um projeto de lei do deputado Carlos Minc ameaça a realização dos rodeios, touradas e vaquejadas no estado do Rio de Janeiro. O PL-3.133/14 visa proibir qualquer evento que envolva maus-tratos, abuso, violência e crueldade de animais. O texto isenta as provas hípicas, exposições de animais e a utilização em procissões religiosas e os desfiles cívicos ou militares, desde que não utilizem qualquer instrumento capaz de provocar nos animais sofrimento atroz e dor.

No projeto, Minc considera o rodeio uma “exploração econômica da dor” disfarçada de esporte, citando a utilização de instrumentos como sedém, corda americana, esporas, choques elétricos e/ou espancamento.

– Apesar da origem norte-americana, até mesmo por lá a prática de rodeios não tem sido considerada cultural, havendo, inclusive, cerca de 15 cidades que já proíbem essas práticas em seu território, entre elas Fort Wayne (em Indiana) e Pasadena (na Califórnia) – disse o deputado.

Caso o projeto seja aprovado, a realização de eventos do tipo poderá acarretar ao infrator multa, resgate dos animais e interrupção da atividade. Em caso de reincidência, a multa prevista pode ser aplicada em dobro e de forma progressiva. A proibição dos rodeios influenciaria diretamente nos eventos agropecuários de vários municípios fluminenses, como São Fidélis, Campos dos Goytacazes, Miracema, Itaperuna e outros.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress