Projeto buscar deixar “Itaocara Mais Verde” com plantio de árvores e doações de mudas

Grupo realiza o plantio de árvores em ruas e avenidas, com a revitalização de praças e canteiros. Com os cuidados necessários para evitar aglomerações, eles convidam a população a participar dos projetos, visando promover educação ambiental
Fotos: Arthur Seixas

A pandemia mudou a vida de muita gente. Em meio ao isolamento, algumas pessoas não desanimaram e decidiram colocar sonhos em prática. Assim surgiu o projeto Itaocara + Verde, idealizado pela Elaine Freixo. A ideia veio no início do ano, e segundo ela, envolveu uma soma de fatores. “Eu, desde sempre, tive um interesse muito grande por árvores e plantas em geral. Sempre as apreciei. Com o isolamento social ocasionado pela pandemia, veio a necessidade de ter uma ocupação que, ao mesmo tempo, me trouxesse algum prazer, me fizesse sentir útil e me distraísse um pouco de todo o caos que todos estamos enfrentando atualmente. Foi aí que me veio a ideia do Itaocara + Verde, pensando em arborizar o município e unindo uma paixão pessoal com a vontade de proporcionar, de alguma forma, uma melhor qualidade de vida para os cidadãos da cidade em que vivo” – relata.

O projeto uniu outros apaixonados pela natureza, que lutam por sua preservação. Atualmente a organização conta com outras 11 pessoas, Monique Ribeiro, Thiago Vital, Hélio Ruy Ferraz, Leandro Botelho, Maurício Savio Dias, Marcelo Calixto, Leandro Figueira, Tatiana Aparecida de Jesus, Aimée Seixas, Murilo Seixas Calixto e o Secretário de Meio Ambiente, Seylor Ornellas. O Itaocara + Verde recebe ainda apoio de instituições e estabelecimentos, como a Prefeitura Municipal, Colégio SEI, Jotagro Noroeste, Fazenda Barra do Pomba, Padaria Q-Pão, Icotec Contabilidade, Imprima Gráfica Rápida, Studio R Pilates, Salão da Marilanda, Júlio Cabeleireiro, Ótica Líder, Eduardo Refrigeração, Loja Focco, Colégio Múltiplos, Batata Palha Gissahe, Organizações Aldeia da Pedra, Drogaria Soares, Portal Calçados, RG Diagnósticos, Ki-Suspiro, Camila Ferraz Arquitetura e Interiores, Geany Andrade Psicóloga, Wizard, Construmax , CENORTE, Terração Materiais de Construção, Lúcia Empréstimos e Folha Itaocarense.
Ações no município

Com o objetivo principal de ampliar as áreas verdes de Itaocara, os voluntários já realizaram algumas ações, promovendo ainda a educação ambiental. “Atuamos, principalmente, com o plantio de árvores em ruas e avenidas e com a revitalização de praças e canteiros. Com todo o cuidado necessário, para evitar aglomerações, convidamos a população a participar dos projetos e esperamos, com isso, promover educação ambiental. Queremos que essa participação popular se amplie quando tudo isso passar” – destaca Elaine. Além do plantio, eles também realizam a doação de mudas. “Sempre estamos divulgando as mudas disponíveis e qualquer cidadão pode recebe-las. Basta entrar em contato conosco” – afirma.

Mudas já foram plantadas na Comarca de Itaocara, na Rua Joaquim Soares Monteiro; em um trecho RJ-116, do trevo de Jaguarembé ao de Ponto de Pergunta; na nova sede do Asilo de Itaocara, que está em construção; e em uma área de praça, ao redor da Capela Mãe Rainha, no bairro Jardim da Aldeia. “É importante ressaltar que, em nossos projetos, buscamos priorizar, sempre que possível, as espécies nativas da Mata Atlântica. Ainda pretendemos realizar ações em todos os distritos do município, entretanto já se encontram pautados os seguintes projetos: Praça José Dias, Jaguarembé, 4º distrito de Itaocara (31/07) e Praça Beira Rio, Portela, 3º distrito de Itaocara (28/08)”- conta Elaine. O grupo tem ainda a pretensão de realizar o plantio de árvores na Av. Presidente Sodré; no distrito de Estrada Nova; no distrito de Laranjais; Engenho Central; no bairro Caxias; no Castelinho, ponto turístico no bairro Jardim da Aldeia, entre outros locais. Interessados em apoiar e participar do projeto podem entrar em contato com Elaine através do WhatsApp: (22) 99975-8742. Acompanhe as ações do Itaocara + Verde no Instagram: https://www.instagram.com/itaocaramaisverde/

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress