Projeto busca implementar ensino sobre a vida do escritor Euclydes da Cunha em escolas de Cantagalo

Autor de ‘Os Sertões’ e outras dezenas de obras aclamadas, o escritor nascido em Cantagalo já morou em São Fidélis
Fotos: Divulgação

Com o intuito de evidenciar a importância do escritor cantagalense, de sua obra e do que ele desenvolveu para o Brasil, o projeto “”Euclydes, o mestre e a escola” busca implementar o ensino sobre a vida do autor na rede pública municipal de Cantagalo.

A iniciativa parte de uma parceria entre a Juventude Euclidiana Cantagalense e a Secretaria de Educação e Cultura de Cantagalo. No último sábado (12/05), aconteceu o 1º Encontro de Formação Continuada de Professores Euclidianos, um evento organizado como atividade do projeto.

Participaram do encontro 35 professores do primeiro e segundo anos do Ensino Fundamental. Eles puderam compartilhar saberes e experiências com a Professora Mestre Rachel Aparecida Bueno da Silva, do Ciclo de Estudos Euclidianos de São José do Rio Pardo (SP), que apresentou de maneira didática e acessível o livro do escritor cantagalense “Os Sertões” (1902). 

A palestra deu início a uma série de encontros que buscam apresentar a obra euclidiana aos professores da rede municipal para que possam atuar, em suas escolas, como incentivadores do movimento de preservação da mensagem deixada por Euclides da Cunha, transmitindo aos alunos os conhecimentos compartilhados durante a formação, como importante forma de valorização da identidade local e nacional e edificação de cidadãos críticos e conscientes.

Os organizadores do evento agradeceram a todos os envolvidos e também a comunidade e comércio local, que auxiliaram nas despesas, demonstrando compromisso com a cultura e a educação no município.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress