Programa RJPET segue oferecendo castrações gratuitas em S.Fidélis, Cambuci, Italva, Friburgo e outras cidades

O Governo do Estado chegou a 100 mil animais castrados em sete meses. No Norte Fluminense foram 5.287 castrações, além de 9.108 no Noroeste e 6.635 na Região Serrana

Imagem ilustrativa/ Hudson Pontes / Prefeitura do Rio

O Governo do Estado chegou a 100 mil animais castrados em sete meses. As castrações fazem parte das ações da Subsecretária de Proteção e Bem-Estar Animal (RJPET), que iniciou as esterilizações em dezembro de 2021, com objetivo de alcançar a marca em 12 meses. Com clínicas licitadas situadas em todas as regiões do estado, e seis castramóveis itinerantes atendendo em pontos estratégicos da Região Metropolitana, foi possível chegar ao número antes do previsto. No Norte Fluminense foram 5.287 castrações, além de 9.108 no Noroeste e 6.635 na Região Serrana.

Tem Instagram ❓❓ Siga o SF Notícias no Insta > @sfnoticias

Em nossa região há clínicas licitadas em Bom Jardim, Cambuci, Campos dos Goytacazes, Italva, Itaperuna, Nova Friburgo, São Fidélis e Varre-Sai. O projeto tem como um dos principais objetivos diminuir o número de animais abandonados nas ruas. O Estado do Rio de Janeiro tem cerca de 3,4 milhões de animais abandonados, segundo dados do IBGE e Instituto Pet Brasil. Destes, 2,2 milhões são cães e 1,2 milhões são gatos. De acordo com o indicativo, durante a pandemia, a quantidade de animais nesta situação subiu 40% no Rio de Janeiro, chegando perto de 1,3 milhão de novos bichos desabrigados.

A subsecretária estadual de Proteção e Bem-Estar Animal, Camila Costa, explica que o projeto ajudou a reduzir o número de animais abandonados e ajudar pessoas, ONG´s e protetores independentes sem acesso a clínicas veterinárias para realização do procedimento. “Somente através da castração podemos diminuir o número de animais nas ruas, evitando nascimentos não planejados. Essa também é uma causa de saúde pública, pois ajuda a controlar o número de zoonoses” – ressalta Camila Costa.

De acordo com o veterinário Samuel Lima Pereira Figueira, uma gata não castrada pode gerar um número estimado de 12 filhotes por ano, considerando duas crias em 12 meses com uma média de 2 a 6 filhotes por gestação. Ao longo de três anos, por exemplo, esse número cresceria para 1.728 gatos nas ruas. Já no caso das cadelas, segundo o veterinário, é possível estimar um número de 8 filhotes por ano, considerando que a fêmea entra no cio a cada 6 meses. “O procedimento reduz os riscos desses animais apresentarem doenças reprodutivas. No caso das fêmeas (cadelas e gatas) evitamos infecção do útero (piometra), gravidez psicológica, tumores de mama, estresse durante o cio. Já nos machos diminuímos as possibilidades de apresentarem tumores de testículos e próstata, doenças sexualmente transmissíveis, fugas, agressividade e marcação de território” – esclarece o veterinário Samuel Lima.

Para agendar uma castração, basta acessar o site: rjpet.com.br, fazer um cadastro, e posteriormente agendar a castração, selecionando a clínica desejada.

plugins premium WordPress