Professor da Faculdade CENSUPEG participa do programa “21st Century Educators”, na Finlândia

17 professores brasileiros participaram do programa, que oferece ferramentas para apoiar o crescimento profissional dos professores no mundo
Fotos: Divulgação/ Revista Ensino Superior

No mês de junho, o professor Fernando Novais da Silva, docente da Faculdade CENSUPEG São Fidélis, participou, junto a outros 16 professores brasileiros, do “21st Century Educators from Finland – VET Teachers for the Future”.

O programa foi realizado Tampere University of Applied Sciences (TAMK), na Finlândia. Ele oferece ferramentas concretas para apoiar o crescimento profissional dos professores no mundo que está em rápida mudança.

A formação partiu de uma iniciativa do Consórcio STHEM Brasil, que reúne 50 Instituições de Ensino Superior brasileiras. Através do programa, os docentes puderam apreender algumas das características que fazem a Finlândia ter a educação de maior qualidade do mundo.

Segundo professoras que participaram do programa, uma das bases do sistema de ensino finlandês é a confiança. Os professores são valorizados e respeitados. A educação é gratuita e de excelente qualidade em todos os níveis, os alunos finlandeses têm menos trabalhos de casa, menos aulas, menos stress, muitos intervalos e longas férias, a educação é baseada no desenvolvimento do estudante, onde o potencial de cada indivíduo deve ser maximizado.

Ainda segundo as professoras, não existem testes nacionais padronizados. A avaliação é responsabilidade do professor, que pode decidir os métodos que irá utilizar, os quais sempre estão relacionados aos objetivos de aprendizagem daquela disciplina ou conteúdo.

Assim como na Finlândia, a Faculdade CENSUPEG também se destaca com um corpo docente altamente qualificado. O professor Fernando é Gestor de Unidade Acadêmica com experiência no setor de ensino superior atuante em diversas áreas da administração de unidade de ensino bem como atuações em campanhas de captação e retenção de alunos.

Com informações da Revista Ensino Superior

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress