Primos escrevem biografia de família que emigrou da Espanha em 1888 e tem descendentes em S. Fidélis

"Raíces Fuertes" reúne curiosidades, documentos da época, além da árvore genealógica com mais de 1500 nomes
Fotos: Reprodução

Imagine poder conhecer a história de sua família, de onde seus antepassados vieram, as dificuldades que enfrentaram, o legado que deixaram, e reunir tudo isso em um livro. Foi isso que dois primos – Noemi Larrúbia, professora de São Fidélis, e Fábio Cardoso, jornalista de Campo Grande – fizeram.

Juntos, eles escreveram a biografia dos seus antepassados, desde a saída do casal Matias de La Rubia Cárdenas e Ana Vargas Román da Espanha para o Brasil em 1888. Aqui, eles criaram os filhos que trouxeram da Europa junto com outros que nasceram no Brasil. O livro relata também a vida que tiveram no interior, o trabalho nas fazendas e a mudança para Campo Grande, no RJ.

A obra “Raíces Fuetes” mostra que mesmo diante das dificuldades de língua, cultura e emprego, o casal conseguiu realizar o sonho de uma nova vida na América, e por isso, teve que ser eternizada para as próximas gerações. O livro reúne curiosidades, documentos da época, registro do navio em que o  casal viajou, além da árvore genealógica Larrubia, com mais de 1500 nomes, entre eles moradores de São Fidélis.

José Larrubia Vargas – segundo filho de Matias e Ana – e família, na localidade de Venturosa, em São Fidélis

Para Noemi Larrúbia, o livro foi uma missão que ela precisava realizar. “A pesquisa que fiz para conhecer as origens da família, recuperando documentos antigos, recebendo fotografias dos descendentes, investigando e ouvindo histórias foi muito gratificante. A cada visita aos familiares do Brasil e da Espanha, nas fazendas, igrejas, cartórios, checando documentos, confirmando, averiguando, conferindo, num ir e vir incessante e curioso, víamos com alegria juntarem-se as partes do quebra-cabeça que deu origem à história da nossa família salpicada de fatos relevantes e surpresas agradáveis” – relata.

Já para Fábio Cardoso, Matias e Ana são grandes exemplos de perseverança e união que deixaram um legado importante para seus descendentes: o amor e a força para vencer qualquer dificuldade. “Escrever esse livro foi uma viagem ao tempo e com o plus de se descobrir a cada capítulo o quanto a experiência ímpar vivida por esse casal agregou, juntou, misturou, despertou emoções não só nos aproximando como família pela marca pessoal que nos identifica, o nosso nome, mas como família alicerçada no amor, na comunhão, no apoio mútuo” – afirmou.

O livro será lançado neste sábado (17) em um hotel de São Fidélis, em evento para a família e amigos. Ele também será lançado no Espaço Larrubia, em Campo Grande, no dia 24 deste mês.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress