Primeiro “Dark Sky” da América Latina, Parque Estadual do Desengano, completa 53 anos

O Parque Estadual do Desengano, entre Santa Maria Madalena, São Fidélis e Campos, é a mais antiga unidade de conservação do estado e reduto da onça-parda e do muriqui

Imagens: SF Notícias – Samir Mansur

Hoje é uma data importante para a fauna e flora fluminense. Há 53 anos era criado, por decreto de Lei Estadual, o Parque Estadual do Desengano, com objetivo de preservar sua notável expressão orográfica que o destaca no cenário regional como acidente de grande beleza cênica, com inúmeros picos rochosos e cobertura florística bastante representativa do bioma primitivo Mata Atlântica, e um considerável número de espécies endêmicas e ameaçadas de extinção.

Siga o SF Notícias no Instagram através do 👉 @sfnoticias

Um lugar incrível, de beleza ímpar, encantador, com várias trilhas, cachoeiras, quedas d’água, nascentes de importantes rios da região e uma imensa variedade de plantas e animais nativos da Mata Atlântica, muitos deles raros e ameaçados, como o muriqui, maior primata das Américas, e a Onça-parda. No interior do estado do Rio, o Parque do Desengano é o reduto da onça-parda.

O Parque Estadual do Desengano é reconhecido internacionalmente como uma IBA (Important Bird and Biodiversity Area), ou seja, uma área prioritária para conservação da biodiversidade de aves, pela BirdLife International. Recentemente ele também ganhou o título de primeiro “Dark Sky Park” da América Latina. A ausência total de luz artificial dentro dos limites do parque proporciona um céu iluminado e registros esplêndidos.

continua após a imagem

De acordo com a Associação Internacional Dark-Sky, o título reconhece o Parque Estadual do Desengano como “uma área protegida de excepcional qualidade para a observação de estrelas e um ambiente noturno protegido que valoriza seu patrimônio científico, natural, educacional, cultural e social”.

O PED é a mais antiga Unidade de Conservação estadual e constitui o último remanescente florestal contínuo de expressiva extensão da região, e abrange os municípios de Campos, São Fidélis e Santa Maria Madalena. Para celebrar a data, várias atividades vão acontecer na sede do Parque, em Santa Maria Madalena, como; caminhada em trilhas, exposições e pedalada em um percurso de mais de 30 quilômetros.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress