Primeira etapa do trem Rio-Minas está sendo finalizada; vagões recebem manutenção para início de operação

O trem turístico contará com 15 vagões, que terão capacidade para transportar até 870 turistas por viagem; veja o vídeo

A expectativa é grande para o início das operações do trem turístico Rio-Minas, que fará a ligação entre cidades dos municípios dos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais. A primeira etapa de revitalização da linha férrea está sendo finalizada. Cerca de 37 quilômetros já foram revitalizados (imagem abaixo), e agora começou uma nova fase, a da preparação e manutenção das locomotivas e dos carros de passageiros.

 Siga o SF Notícias no Instagram @sfnoticias

Pelo projeto inicial, o trem turístico comtemplará os municípios de Três Rios, e Sapucaia no Estado do Rio, e os municípios de Chiador, Além Paraíba, Volta Grande, Recreio, Leopoldina e Cataguases em Minas Gerais, mas assim que começar a operar, o trem passará por enquanto em Três Rios, Chiador e Sapucaia. Na sequência em que a linha férrea for sendo reformada, o projeto vai se estendendo para as demais cidades.

continua após a imagem

O trem turístico contará com 15 vagões, que terão capacidade para transportar até 870 turistas por viagem. De acordo com a ONG Amigos do Trem, idealizadora do projeto, estão sendo feitas trocas de compartimentos e peças, visando garantir a segurança e a eficiência operacional. “Cada detalhe foi minuciosamente cuidado para que as locomotivas estejam prontas para oferecer uma experiência única a todos os passageiros de forma segura”, publicou a ONG.

Antes mesmo de começar a funcionar o projeto já vem tendo uma grande aceitação do poder público e, principalmente da sociedade. Muitos não veem a hora de poder reviver o passado da linha férrea. O projeto do trem turístico Rio-Minas foi idealizado por Paulo Henrique do Nascimento, que desde 2015 articulava a viabilização do projeto após a desativação da linha que realizava transporte de bauxita. Paulo morreu em novembro de 2018 em decorrência de um câncer, e agora a sobrinha dele, Cyntia Nascimento, dá prosseguimento ao sonho do tio e de milhares de pessoas.

continua após a imagem

A fase de manutenção das locomotivas e dos carros de passageiros vem superando as expectativas da ONG. “Nossa equipe tem trabalhado arduamente para garantir que cada serviço seja realizado com eficiência e qualidade. O trabalho está sendo realizado mais rapidamente do que o esperado! Estamos superando as expectativas!”, publicou.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress