Primavera começa com tempo instável na região: Confira a previsão para a estação

Na primeira semana da estação, o calorão dá uma trégua e pode voltar a chove forte no RJ

A Primavera começou oficialmente às 4h50min desta segunda-feira (23/09), mas devido à passagem de uma frente fria pelo litoral do Sudeste, a primeira semana da estação das flores deve ser marcada por tempo instável. Nos próximos dias, pode finalmente voltar a chover de forma moderada a forte na região. A temperatura máxima não deve atingir os 30°C até o próximo sábado. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), na Região Sudeste, a ação dos sistemas de alta pressão que atuaram nos meses de inverno sobre grande parte do Brasil, inibiu o avanço de sistemas frontais, e a distribuição espacial das chuvas seguiu as suas características típicas para o período, com baixa ou total ausência de precipitação, com exceção do leste de São Paulo e Rio de Janeiro, onde as chuvas foram entre 20 e 70 mm acima da média. As temperaturas médias foram de normal a ligeiramente acima da média em grande parte da região.

A previsão para os próximos três meses, indica que devem permanecer áreas com chuvas ligeiramente abaixo da faixa normal nesta estação, exceto no estado de São Paulo, sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro, onde podem ocorrer chuvas mais fortes, principalmente no mês de novembro. De modo geral, o modelo climático do INMET indica que as temperaturas devem permanecer acima da média em grande parte da região no mesmo período.

Já de acordo com a Climatempo, as pancadas de chuva começam a aparecer ao longo do mês de outubro, mas ainda mal distribuídas. Também devem ocorrer os primeiros temporais. Várias áreas do Estado do Rio podem terminar o mês com chuva acima da média. Em novembro e dezembro a chance de temporais será maior, mas a chuva ainda será mal distribuída e irregular. Com essa irregularidade da chuva, segundo a Climatempo, os períodos com sol forte serão grandes, o que colabora para aumento do calor.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress