Previsão do tempo: Nova onda de frio vai provocar frio intenso e geada no Brasil

Ao longo da segunda quinzena do mês de julho a temperatura cai de forma mais acentuada, segundo a Climatempo

Imagem: Evando Oliveira

Após vários dias de tempo firme na maior parte do Brasil, a previsão já indica mudanças no tempo para esta semana. Vários sistemas meteorológicos irão contribuir para a ocorrência de chuva sobre o país, mas o que chama a atenção é grande frente fria que vai avançar pelo continente. Este sistema é extenso, semelhante ao do fim de junho. O ar polar que acompanha esta frente fria vai derrubar as temperaturas do Sul até o Norte do Brasil, segundo a Climatempo.

Tem Instagram ❓❓ Siga o SF Notícias no Insta > @sfnoticias

Na quarta-feira um sistema de baixa pressão atmosférica já vai provocar o retorno da chuva em muitas cidades do centro-sul gaúcho. Na quinta-feira, além deste sistema, uma nova frente fria associada ao ciclone vai se formar e avançar pelo centro-sul do Brasil. Este sistema espalha chuva sobre o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, sul e oeste de Mato Grosso do Sul e extremo sul de São Paulo. A maior parte da semana vai seguir com predomínio de sol e tempo firme entre São Paulo e o Rio de Janeiro. As noites e madrugadas seguem frias, mas as tardes seguem com sensação de calor. As temperaturas até sobem mais nos próximos dias. Além da grande amplitude térmica, outro destaque é o ar seco. A umidade relativa do ar pode ficar abaixo dos 20% em muitas localidades.

Ainda segundo a Climatempo, o bloqueio atmosférico, que está impedindo a entrada de frente frias ao Brasil, vai ser rompido, por isso os sistemas frontais voltam a avançar pelo país. Na sexta-feira, dia 16 de julho, uma nova frente fria vai chegar ao Sudeste e este sistema já vai provocar chuva em áreas de São Paulo e do Rio de Janeiro. Há previsão para mais nebulosidade no sul, leste e oeste do estado de São Paulo e volta a chover, principalmente entre a tarde e a noite e à noite chove também nas áreas mais ao sul do Rio de Janeiro, inclusive no Grande Rio. Não há previsão para grandes volumes nesse dia, a chuva é fraca, mas já será um dia diferente em relação aos anteriores.

Já no fim de semana, o tempo fica mais instável nos dois estados e tem previsão de chuva mais frequente e abrangente. As temperaturas já diminuem a partir de sexta-feira, mas é principalmente entre o fim de semana e a segunda-feira que as temperaturas ficam mais baixas em São Paulo e no Rio de Janeiro. Ao longo da segunda quinzena do mês de julho a temperatura cai de forma mais acentuada no país. Até o momento, há previsão de geada forte para o Sul do Brasil.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress