Prepare o bolso 💡 Conta de luz vai ficar mais cara para cidades atendidas pela Enel RJ

Reajuste poderá ser de até 15,82% para consumidor residencial; novo valor entrará em vigor no próximo ano

Moradores das cidades do Norte e Noroeste Fluminense, parte da Região Serrana e cidades da Região dos Lagos vão pagar mais caro pela energia elétrica no próximo ano. A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) autorizou a abertura de Consulta Pública sobre a Revisão Tarifária Periódica da Enel Distribuição Rio, que atende cerca de 2,7 milhões de unidades consumidoras em 66 municípios do estado do Rio de Janeiro.

Siga o SF Notícias no Instagram através do 👉 @sfnoticias

O prazo para o envio de sugestões à CP060/2022 termina no dia 30 de janeiro de 2023. Manifestações presenciais poderão ser feitas em Audiência Pública em Niterói (RJ) no dia 25 de janeiro de 2023. Pela proposta, as tarifas da concessionária deverão ser reajustadas nos seguintes índices:

continua após as tabelas

Empresa   Consumidores residenciais – B1
Enel RJ                 15,82%

Empresa

Classe de Consumo – Consumidores cativos

Baixa tensão em média

Alta tensão em média

Efeito Médio para o consumidor

Enel RJ

16,01%

4,44%

13,02%

Os itens que contribuíram para os índices calculados foram os custos da compra de energia e do reposicionamento dos itens de custos de Parcela A e B (custos invariáveis e variáveis). O reposicionamento tarifário, elaborado no momento da Revisão Tarifária Periódica, consiste na redefinição das tarifas em nível compatível com a cobertura dos custos operacionais eficientes e com a remuneração dos investimentos prudentes. Após análise das contribuições recebidas na Consulta e na Audiência Pública, a diretoria da ANEEL decidirá os índices finais, que deverão vigorar a partir de 15 de março de 2023.

Na Consulta Pública, ainda serão definidos os correspondentes limites dos indicadores de continuidade de Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora – DEC e de Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora – FEC, para 2024 a 2028.

No ano passdo foi autorizado um reajuste de 17,14% para o consumidor residencial, 15,38% para consumidores de alta tensão (indústrias) e 17,39% para os consumidores de baixa tensão, como pequenos negócios, exceto os clientes residenciais.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress