Prefeitura oferece mamografia gratuita no Hospital Armando Vidal, em São Fidélis

Mensalmente são oferecidos mais de 150 exames; Marcação deve ser feita na Central de Regulação, no SUS
Fotos: Divulgação

A Prefeitura de São Fidélis está oferecendo mensalmente mais de 150 exames de mamografia de forma gratuita. O exame é capaz de revelar a existência de sinais precoces do câncer de mama, antes mesmo que as lesões sejam palpáveis.

Para realizar a mamografia, as moradoras devem comparecer à Central de Regulação, que funciona no SUS, com o pedido do exame – que pode ser feito pelos médicos ou por um enfermeiro nas UBSs – xerox da identidade, CPF, cartão nacional do SUS e comprovante de residência.

Segundo a secretária municipal de saúde, Bruna Araújo Siqueira, apesar da oferta de exames e de sua importância para a saúde da mulher, a procura é baixa. “A gente tem a oferta de 160 exames mensais e uma procura muito pequena para a realização do exame. Nós sabemos que o índice de câncer de mama tem aumentado drasticamente, é o câncer que mais mata a mulher hoje e tem uma projeção grande para os próximos anos. Então a mamografia é o método mais eficaz de diagnosticar e prevenir qualquer outra consequência mais séria de um câncer de mama” – alerta.

Os exames são realizados duas vezes por semana no Hospital Armando Vidal e o resultado sai em aproximadamente sete dias. Posteriormente um mastologista faz a avaliação dos exames.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress