
A Prefeitura Municipal de São Sebastião do Alto pode ser multada por descartar de forma irregular o lixo recolhido no município.
De acordo com informações da 3ª Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual do Desengano (3ª UPAM), a prefeitura está descartando o lixo do município em uma rua que dá acesso à antiga usina de reciclagem, na localidade de Vargem Alta, às margens da RJ-116.
Ainda segundo os policiais ambientais, durante o cumprimento de uma ordem de policiamento neste sábado 912/03), foi encontrado lixo urbano entulhado a céu aberto de forma in natura dentro da antiga usina e, espalhados por aproximadamente 50 metros de uma rua que dá acesso à mesma.
O lixo está impedindo o acesso dos moradores vizinhos a suas casas. A usina está desativada há três anos. Um dos moradores contou aos policiais que todo o lixo recolhido no município é despejado ali pela prefeitura sem nenhuma separação de produtos recicláveis dos orgânicos, causando assim, sério risco a saúde dos moradores da região.
A polícia ambiental informou ainda que também encontrou lixo espalhado às margens de um córrego. O local será periciado e a prefeitura pode ser multada com base na Lei de Crimes Ambientais.
Recentemente a antiga pegou fogo. Dias após o incêndio, o secretário de meio ambiente de São Sebastião do Alto informou que será elaborado um novo edital para que seja retomada as atividades na usina de reciclagem.