Prefeitura de Nova Friburgo decide cortar os eucaliptos centenários da praça Getúlio Vargas

f1
Fotos: Página Nova Friburgo, a cidade das árvores cortadas/Google

Num tempo que o desmatamento e queimadas atingem um nível alarmante, e o principal assunto a ser tratado é o reflorestamento e preservação de árvores, a prefeitura do município de Nova Friburgo, decidiu cortar os Eucaliptos centenários da Praça Getúlio Vargas alegando riscos para a população.

A medida provocou polêmica entre a população, além de publicações em redes sociais vários protestos estão sendo realizado no município. Uma pagina no Facebook intitulada “Nova Friburgo, a cidade das árvores cortadas” tem promovido mobilizações pacificas deste ontem (27) até o próximo sábado (30).

A Praça Getúlio Vargas foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1972, quando ganhou o apelido de “Catedral dos Eucaliptos”.

Por conta da queda de quatro arvores no anof6 passado, foi iniciado um estudo para saber da saúde das mesmas que levantou riscos em dias de chuva e ventos fortes, com base nesses laudos técnicos, realizado por especialistas da Universidade Estácio de Sá no dia 6 deste mês foi tomada pela Prefeitura a decisão de cortar 40 Eucaliptos condenados, e outros 44 que podem sofrer queda de galhos. Moradores defendem apenas a retirada das árvores doentes e a poda nas demais, não o corte quase que total.

Ainda serão efetuados cortes neste sábado(31) e domingo(01), sempre das 7h às 17h.

Antes
Antes
f4
Depois

 

 

f2 f7

 

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress