Prefeitura de Itaocara lança campanha “Queimada é crime” para conscientizar população

Com o início do período de estiagem, o nível de chuvas diminui, o mato e o solo ficam mais secos, aumentando a ocorrência de incêndios em áreas de vegetação

A Prefeitura Municipal de Itaocara, por meio das Secretarias de Meio Ambiente e Defesa Civil, está lançando a Campanha “Queimada é crime” com o objetivo de conscientizar os proprietários de terrenos e residências a não recorrer a queimadas em seus quintais. Com o início do período de estiagem, o nível de chuvas diminui, o mato e o solo ficam mais secos e aumenta a ocorrência de incêndios em áreas de vegetação. Além de causar prejuízos ambientais e para a saúde pública, as queimadas são classificadas como crime ambiental passível de multa quando provocadas intencionalmente.

No meio ambiente, dentre os impactos, as queimadas causam degradação do solo e poluição do ar. Já na saúde humana, provocam principalmente doenças respiratórias, o que promove o aumento do fluxo de atendimentos em unidades de saúde. “Seja um cidadão consciente, onde há fogo, não há vida” – destacou a prefeitura.

Somente nos primeiros meses do ano o Corpo de Bombeiros já atendeu 3.040 chamados para ocorrências de incêndios florestais em todo o estado do Rio, e ainda nem chegamos ao período de estiagem na região Sudeste do Brasil. No ano passado foram montadas verdadeiras operações de guerra com diversos militares, viaturas e helicópteros para combate a incêndios que destruíram áreas de vegetação e de proteção ambiental em cidades da nossa região.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress