Prefeitura de Cordeiro lança projeto “Onda Verde”

cordeiro 2
Fotos: Reprodução

A Prefeitura de Cordeiro, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, está lançando o projeto “ONDA VERDE”, que tem o objetivo de promover o reflorestamento no perímetro urbano do município. Serão realizadas ações como o plantio de espécies vegetais nos passeios públicos (calçadas), áreas públicas e praças.

Foram selecionadas espécies arbóreas de pequeno porte, como murta, extremosa, grevílea-anã, flamboyant-mirim, ipê-mirim e calistemo para o reflorestamento, espécies que foram suprimidas com a expansão urbana das cidades e com o crescimento imobiliário, comercial e industrial.

O secretário Paulo Araújo conta com o apoio dos munícipes, que poderão participar do projeto entrando em contato a Secretaria de Meio Ambiente e solicitando uma visita técnica para o local escolhido, que poderá ser em frente a residências, em terrenos vazios, praças e jardins. Os funcionários irão avaliar se o local possui características favoráveis para o plantio e indicarão a espécie mais adequada. “Caberá ao munícipe a irrigação e o monitoramento da mesma”, explica Paulo Araújo.

O prefeito Leandro Monteiro destacou a importância do projeto: “Além de ornamentar a cidade, a arborização traz melhoria microclimática e diminuição da poluição. Um projeto de reflorestamento eficiente traz grandes benefícios na redução de ruídos, poluição urbana e temperatura”.

As árvores e outros vegetais interceptam, refletem, absorvem e transmitem radiação solar, melhorando a temperatura do ar no ambiente urbano, além de possuírem considerável potencial de remoção de partículas e gases poluentes da atmosfera. Além disso, a presença das árvores reduz os níveis da poluição sonora ao impedir que os ruídos e barulhos fiquem refletindo continuamente nas paredes das casas e edifícios.

As mudas só não poderão ser plantadas em áreas que possuam fatores que irão gerar problemas futuros. Não é recomendado o plantio sob rede elétrica de baixa e alta tensão, TV a cabo, internet, telefonia fixa, etc.; sob marquises; em frente a pontos comerciais e em frente a rebaixamentos de meio-fio para entrada e saída de veículos.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress