Prazo para justificar ausência no 1º turno das Eleições termina nesta quinta

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Os eleitores que não votaram no primeiro turno das eleições devem se apressar, pois termina nesta quinta-feira (1º) o prazo para justificar a ausência à Justiça Eleitoral.  A justificativa pode ser realizada através do site do TRE-RJ, entregue pessoalmente em qualquer cartório eleitoral, ou encaminhada pelo correio à zona eleitoral em que o eleitor esteja inscrito.

Para realizar a justificativa pelo site basta digitar o número do título, nome completo, data de nascimento e preencher o requerimento de justificativa online, anexando documentos que comprovem o motivo da ausência, como atestado médico, por exemplo. A justificativa será analisada pelo juiz eleitoral competente, que poderá deferir ou não a solicitação.

Caso o eleitor tenha deixado de votar em ambos os turnos, deverá entregar uma justificativa para cada turno. Dia 29 de dezembro é o último dia para justificar a ausência no segundo turno. Aqueles que deixarem de votar e não se justificarem poderão pagar multa imposta pelo juiz eleitoral. Além disso, sem a prova de que votou na última eleição, pagou a multa ou da justificativa, o eleitor não poderá tomar posse em cargo público ou renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo, entre outros impedimentos.

 

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress