Postos de combustíveis poderão ser obrigados a captar e reaproveitar a água da chuva no RJ

Fotos: SF Notícias

Os postos de combustíveis poderão ser obrigados a captar e reaproveitar a água da chuva. É o que determina o projeto de lei 217/11, do deputado Samuel Malafaia (DEM), que foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) nesta quarta-feira (24/05), em primeira discussão. A proposta ainda será votada em segunda discussão pela Alerj.

De acordo com a proposta, os postos deverão possuir caixas coletoras de água da chuva, separadas das caixas de água potável. A água da chuva será destinada a lavagem de carros, irrigação de jardins e limpeza, por exemplo. Os postos que tiverem serviço de lava-jato serão obrigados a realizar testes para análise de água subterrânea e construção de poços tubulares.

“O sistema de captação de água de chuva existe há muito tempo em diversas regiões do mundo. Além disso, a água subterrânea vem assumindo uma importância cada vez maior como fonte de abastecimento, por uma série de fatores que restringem a utilização das águas superficiais. Esse projeto visa aproveitar o potencial de uso da chuva e da água subterrânea para atividades que não exijam água potável”, justifica o deputado.

Baixe agora o aplicativo do SFn no seu celular!https://goo.gl/w4WvaY.

VEJA MAIS

VEJA MAIS