Possível formação de ciclone: Climatempo e INMET alertam para risco de chuva forte na região

O Instituto Nacional de Meteorologia também emitiu alerta para possibilidade de ventos intensos (40-60 km/h)

O processo de formação e intensificação de um ciclone no oceano, ao largo da costa da Região Sudeste, e a presença de um cavado meteorológico em níveis médios da atmosfera, favorecem a formação de nuvens carregadas que se espalham pelo RJ e pelo centro-sul de MG, segundo a Climatempo. De acordo com o portal, ao longo desta segunda-feira (19) as condições serão favoráveis à ocorrência de chuva moderada a forte e há risco de temporais pontuais, acompanhados de raios e vento forte (com rajadas em médias entre 40 e 60 km/h) na Região Serrana do Rio, no Norte Fluminense, no Sul de MG, na Zona da Mata mineira, entre outras áreas do Sudeste. A Climatempo alerta ainda para o risco de alagamentos pontuais, transbordamento de córregos e rios e potencial para destelhamento de imóveis, queda de árvore e interrupção de fornecimento de energia elétrica.

Tem Instagram ❓❓ Siga o SF Notícias no Insta > @sfnoticias

O portal explica que, independentemente desta baixa pressão atmosférica evoluir ou não para um ciclone subtropical, o sistema tende a provocar ventos moderados a fortes sobre o oceano, deixando o mar agitado em parte da costa do Sudeste também do Sul do Brasil. Até o fim da desta semana, em vários dias, rajadas de vento moderadas a fortes poderão ser sentidas no litoral dos estados das Regiões Sul e Sudeste, com maior frequência em Santa Catarina, Paraná, São Paulo e centro-sul do Rio de Janeiro. Além disso, uma das preocupações é relação a áreas de instabilidade geradas por esta baixa pressão que poderão causar chuva moderada a forte.

O Instituto Nacional de Meteorologia também emitiu um alerta para possibilidade de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). O instituto alerta que, em caso de rajadas de vento, você não deve se abrigar debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Em nossa região, o alerta do instituto é válido para Aperibé, Bom Jardim, Bom Jesus Do Itabapoana, Cambuci, Campos Dos Goytacazes, Cantagalo, Cardoso Moreira, Cordeiro, Duas Barras, Italva, Itaocara, Itaperuna, Laje do Muriaé, Macaé, Macuco, Miracema, Nova Friburgo, Porciúncula, Santa Maria Madalena, Santo Antônio de Pádua, São Fidélis, São Francisco De Itabapoana, São José de Ubá, São Sebastião do Alto, Trajano de Moraes e Varre-Sai.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress