Portadora de doença crônica, menina de 2 anos morre com Covid-19 em Campos

Desde o início da pandemia, segundo o subsecretário da Subpav, Charbell Kury, Campos já registrou quatro óbitos de crianças.

Uma criança – uma menina de apenas dois anos – morreu vítima da Covid-19 no último domingo (30) em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense. A morte pela doença foi confirmada nesta terça-feira (1º) pela Secretaria de Saúde do município. Foi a primeira morte infantil registrada em 2022.

Segundo a Prefeitura de Campos, a criança, que era portadora de doença crônica, encontrava-se internada em um hospital particular da cidade. A certidão de óbito consta que a causa da morte foi pneumonia por Covid-19, insuficiência respiratória aguda grave, gangliosidose e insuficiência respiratória crônica. Desde o início da pandemia, segundo o subsecretário da Subpav, Charbell Kury, Campos já registrou quatro óbitos de crianças.

Tem Instagram ❓❓ Siga o SF Notícias no Insta > @sfnoticias

“Nosso sistema de Vigilância recebeu a notificação do óbito por pneumonia de Covid-19 de uma criança de 2 anos de idade internada na UTI em um hospital privado da cidade. A declaração de óbito veio claramente pneumonia Covid-19 e isso é preocupante. Já iniciamos a nossa investigação e tivemos a informação que a criança tinha comorbidades pulmonares e também cardíacas. Mas o que chama a atenção foi a causa mortis. Já fizemos contato com os pais para saber se eles estavam vacinados e prestar apoio”, disse Charbell.

O pai da menina e a mãe também testaram positivo para a doença, mas tiveram sintomas leves. “Já estávamos a tempo de tomar a terceira dose, só que pegamos Covid”, afirmou o bancário, destacando que o sintoma da filha foi uma febre de 38 graus. “No hospital fizeram o teste e deu positivo. Ela ficou nove dias internada”, disse Alcemir Amaral Queiroz Júnior, de 41 anos, que lamentou ainda não ter vacina para os menores de 5 anos. Ele confirmou que a filha era portadora de uma doença rara.

Charbell orienta os pais a ficarem atentos aos sintomas que as crianças, em especial os recém-nascidos, podem apresentar. “Bebês com menos de 28 dias de nascido também estão pegando Covid, mas assintomáticos ou com poucos sintomas, como febre. Entre um mês de vida até os 2 anos de idade, os casos têm sido mais graves, resultando até em internação. Os principais sintomas nessa faixa etária têm sido febre alta, acompanhada de desconforto respiratório e tosse. Dos 2 aos 11 anos, elas têm apresentado quadros respiratórios mais leves. No entanto, crianças na faixa etária dos 8 anos de idade podem desenvolver Síndrome Inflamatória Multissistêmica, que pode levar a complicações cardíacas”, acrescentou.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress