Porciúncula enfrenta pior cheia da história: mais de 90% da cidade é inundada pelo Rio Carangola

Segundo a Defesa Civil, essa é a pior cheia da história do município. A boa notícia é que o rio já começou a baixar

Imagens: Prefeitura de Porciúncula

O município de Porciúncula, no Noroeste Fluminense, está vivenciando a maior cheia da história. No começo da madrugada deste domingo o nível do Rio Carangola atingiu 8.40m, inundando mais de 90% do perímetro urbano. Casas, estabelecimentos comerciais e prédios públicos foram tomados pelas águas. A cheia desse ano superou a do ano passado, que segundo a Defesa Civil, até o momento, era considerada a pior da história. Naquele ano o rio chegou a 8.22 m e atingiu um pouco mais de 86% da cidade. O Rio Carangola começou a transbordar na noite de sexta, quando o volume de água vindo das cidades da zona da mata de Minas Gerais começou a chegar. Na manhã de sábado várias ruas já estavam inundadas.

continua após o vídeo

https://www.instagram.com/p/CLjcxZiD4vS/?utm_source=ig_web_copy_link

Em alguns pontos da cidade, o nível da água já alcançou as janelas das casas. Em entrevista a Rádio Natividade FM, o prefeito de Porciúncula, Leonardo Paes Barreto Coutinho, informou que o município já cadastrou 126 desabrigados, 3.100 desalojados e o total é de oito mil moradores afetados diretamente pela inundação da cidade. Segundo a assessoria de comunicação do município, centenas de pessoas foram encaminhadas a escolas que estão funcionando como abrigos, onde assistentes sociais do município prestam atendimento às famílias desabrigadas.

continua após a imagem

Na tarde deste sábado a Cedae suspendeu o abastecimento de água no município devido à cheia do rio. O abastecimento voltará quando o nível do rio retornar à calha, e poderá levar até 24 horas para ser totalmente normalizado. Nas redes sociais a prefeitura também fez um pedido aos moradores; que evitem entrar nas águas do rio durante a cheia para evitar doenças que podem ser transmitidas como a leptospirose, por exemplo. A boa notícia é que o nível do rio já começou a baixar. Às 8h da manhã deste domingo, o nível estava em 7,02m. Veja abaixo outras imagens.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress