Por melhoria no fornecimento de energia, Prefeito de Pádua se reúne com Ministro e Senador

Paulo Roberto esteve com o Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque e com o Senador Carlos Portinho
Da esquerda para direita: Secretário de Industria e Comércio Arcênio Jubim, Assessor Jurídico Especial do Município de Pádua, Dr. Fábio Fernandes

Diante da necessidade urgente de ampliar a capacidade da energia elétrica no município de Santo Antônio de Pádua, no Noroeste Fluminense, o Prefeito Paulo Roberto Pinheiro Pinto e equipe técnica esteve em Brasília, no último dia 11 de junho, para reunião com o Senador da República Carlos Portinho – PL/RJ. O sistema de distribuição de energia no município tem a mesma capacidade de geração há mais de 70 anos, o que o deixa irregular, inseguro e ineficiente. Durante encontro, o prefeito informou ao senador toda carência na distribuição da energia em Pádua e toda a região Noroeste Fluminense. Hoje essa distribuição é feita através da subestação de Italva, conectado à UTEC de Furnas, com distribuição realizada pela ENEL.

Tem Instagram ❓❓ Siga o SF Notícias no Insta > @sfnoticias

O Prefeito Paulo Roberto apresentou um estudo realizado pela EPE – Empresa de Pesquisa Energética, que afirma estar sobrecarregada essa única linha de transmissão de Italva, por conta do aumento no consumo das cidades, causando tensões críticas e precárias. O estudo indica urgente necessidade de atualização de todo o sistema e reforço estrutural para atender as demandas da região. O Prefeito também salientou ao Senador que o desenvolvimento econômico de Santo Antônio de Pádua e região passa pela solução desse problema, e que a sobrecarga do sistema de distribuição vem provocando enormes prejuízos às empresas do setor de papel de Pádua, impedindo a ampliação de sua capacidade operacional. O Senador Carlos Portinho também foi informado, pela equipe técnica de Pádua, que a Empresa ENEL, há muito tempo presta serviço inadequado à população e descumpre a Lei Federal 8.987/95.

Ciente da gravidade do caso e urgência em sua solução, o Senador Portinho agendou encontro, do chefe do executivo Paduano e equipe técnica da Prefeitura, com o Ministro de Minas e Energia – Bento Albuquerque para apresentação do estudo realizado pela EPE – Empresa de Pesquisa Energética. Neste encontro, no Ministério de Minas e Energia, foi decidido pelo Senhor Ministro Bento Albuquerque a implementação da alternativa mais viável, elaborada pela Empresa de Pesquisa Energética, de uma nova subestação de fronteira 345/69 KV em Pádua conectada por loop à linha Lagos – Leopoldina 345 KV injetando mais potência de energia em Santo Antônio de Pádua.

Além do Prefeito Paulo Roberto Pinheiro Pinto, estiveram presentes nessa reunião, o Secretário de Indústria e Comércio, Arcênio Jubim, e do Assessor Jurídico Especial do Município de Pádua, Dr. Fábio Fernandes. Ficou ainda determinado pelo Ministro de Minas e Energia, futura reunião complementar entre a Agência Reguladora do setor ANEEL e a empresa ENEL para os ajustes no aumento da capacidade da subestação de Pádua e ajustes visando o início dessas obras de ligação ao sistema Leopoldina, previsto para o 2025.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress