Polícia Militar faz palestras em escolas de São Fidélis sobre segurança, bullying e as fake news sobre ataques

Disseminação de notícias falsas sobre ataques a escolas gera pânico, atrapalha o convívio escolar das instituições e afeta o psicológico das crianças, jovens e dos pais.

O tenente De Moura, comandante da 4ª Companhia de Polícia Militar de São Fidélis, percorreu escolas do município, juntamente com policiais da unidade, para dar palestras sobre temas importantes e principalmente sobre as fake news que, nas últimas horas, vêm gerando pânico em estudantes e pais.

Entre os temas abordados nas palestras estão a segurança nas escolas, casos de violência, bullying e fake news. As palestras foram ministradas a estudantes, diretores e professores das unidades escolares da rede municipal e estadual. Desde ontem uma enxurrada de notícias falsas vêm sendo compartilhada nas redes sociais e em grupos de aplicativo de mensagens sobre supostas tentativas de invasão e ataques em escolas de cidades da região e de vários outros estados do Brasil.

continua após a imagem

A disseminação dessas notícias falsas gera pânico, atrapalha o convívio escolar das instituições e afeta o psicológico das crianças, jovens e dos pais. Ontem o SF Notícias recebeu mensagens de moradores de várias cidades da região perguntando sobre um ataque a uma escola em São Fidélis. É que uma foto mostrando viaturas do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar em uma escola da cidade foi compartilhada em grupos no WhatsApp juntamente com áudios e textos sobre uma tentativa de invasão na escola.

continua após a imagem

Siga o SF Notícias no Instagram através do 👉 @sfnoticias

A Polícia Militar foi à escola justamente para tratar dessa questão na palestra. Já o Corpo de Bombeiros foi acionado para dois eventos nesta escola. Um dos acionamentos foi uma queda dentro da unidade escolar. A vítima foi encaminhada pela corporação ao Hospital Armando Vital. A segunda vítima atendida e também levada ao Hospital Armando Vital foi a cozinheira do colégio, que sofreu uma queda de pressão.

O 8º Batalhão de Polícia Militar disse que toda tropa está empenhada para assegurar a segurança e o perfeito funcionamento das escolas em toda região que o 8°Batalhão atua. Polícia Civil instaurou inquérito para monitorar aplicativos e perfis em redes sociais em que o conteúdo indique possível ataque e a disseminação de notícias falsas.

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro encaminhou recomendação à Secretaria de Estado de Educação para que sejam adotadas medidas no sentido de fazer cumprir a Lei Federal nº 13.935/19 e a Lei Estadual nº 9.295/2021, que determinam a contratação de psicólogos para as escolas da rede estadual.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress