Polícia Federal faz buscas em Bom Jardim em ação que apura fraudes na compra de equipamentos na pandemia

Policiais apreenderam relógios de luxo, carros, 6 mil dólares e um lagarto australiano. O delegado Adriano Soares falou sobre as investigações; veja o vídeo

Imagens: Polícia Federal

A Polícia Federal, com apoio da Controladoria Geral da União (CGU), deflagrou, nesta quarta-feira (20/03), a Operação Janus para desarticular um grupo criminoso suspeito de fraudar licitações emergenciais relacionadas à compra de equipamentos de combate à COVID-19.

Cerca de 50 policiais federais e 12 auditores da CGU cumprem 10 mandados de busca e apreensão, expedidos pela 4ª Vara Federal de São João de Meriti, em residências, empresas e escritórios ligados à organização criminosa, nos municípios do Rio de Janeiro, Duque de Caxias e Bom Jardim. Além disso, a Justiça Federal determinou o sequestro de bens e valores que somam mais de R$ 5 milhões.

Siga o SF Notícias no Instagram @sfnoticias

continua após a imagem

A investigação da PF, iniciada em 2020, revelou irregularidades em processos de dispensa de licitações, que tratavam de compras emergenciais de equipamentos para combater a COVID. Dentre as fraudes apuradas, destaca-se o superfaturamento de contratações junto à Prefeitura de Duque de Caxias por intermédio de empresas de fachada, com a utilização de pessoas interpostas que serviriam também para ocultar a origem e destino dos valores obtidos ilicitamente.

Os policiais federais buscam novos elementos de prova, o cumprimento das ordens judiciais e a descapitalização da organização, visando expropriar patrimônio, bens e valores acumulados ilegalmente, bem como impedir a reestruturação do grupo criminoso.

continua após a imagem

Além dos crimes licitatórios, os investigados responderão por associação criminosa, peculato e lavagem de dinheiro. Durante as buscas, um lagarto australiano foi apreendido na residência de um dos alvos da operação no Rio de Janeiro. A filha do alvo foi presa em flagrante e conduzida à Superintendência da PF para lavratura dos procedimentos. Em vídeo, o delegado Adriano Soares falou sobre as investigações.

📱Receba as notícias da sua cidade e região no seu WhatsApp. É muito fácil!
Basta seguir o canal do SF Notícias no WhatsApp clicando AQUI. Ao clicar no link, você será direcionado a uma página do WhatsApp, onde vai encontrar a opção de “Acessar o canal”. Depois, já dentro do canal no WhatsApp, bastará clicar em “Seguir”.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress