Polícia Federal deflaga operação contra fraudes no INSS no Norte e Noroeste Fluminense

POLICIA FEDERAL 3
Fotos: arquivo SFnotícias

A Polícia Federal deflagrou nesta segunda-feira (18/04) a Operação ‘Ghoul’ (um monstro folclórico das mitologias associado como morto-vivo), que tem o objetivo de desarticular uma quadrilha de estelionatários que fraudava benefícios previdenciários através do uso de certidões de óbito falsas, no Rio de Janeiro. O prejuízo estimado ao INSS é de aproximadamente R$ 1,5 milhão.

Foram cumpridos dois mandados de prisão preventiva e um de condução coercitiva nas cidades de Macaé, Bom Jesus de Itabapoana e Campos dos Goytacazes. A PF procura ainda uma mulher que também teve a prisão decretada.

O inquérito policial identificou, inicialmente, três benefícios de pensão por morte concedidos, mediante fraude, em 2008. Um dos presos, que é contador, obteve certidões de óbito fraudulentas por meio da apresentação em cartório de declarações de óbito falsas. As certidões obtidas foram utilizadas nos processos de concessão dos benefícios, que já foram suspensos.

A partir dos dados da investigação, vários outros processos suspeitos foram identificados pela PF, impedindo que benefícios fossem concedidos e evitando-se um prejuízo ainda maior à autarquia previdenciária.

Os investigados responderão por associação criminosa, falsidade ideológica e estelionato qualificado e os dois presos, após os procedimentos de praxe, foram encaminhados ao sistema prisional do estado.

Fonte: Polícia Federal

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress