O município de Santo Antônio de Pádua deve receber nas próximas horas uma carreta carregada com combustível. O veículo saiu do município de Campos dos Goytacazes na tarde desta segunda (28/05) escoltado por uma viatura da Polícia Militar. A carreta passou por São Fidélis por volta das 16h (vídeo ao lado).
O combustível será usado para abastecer ambulâncias e viaturas do 36º Batalhão de Polícia Militar. Na sexta (25/05) a Prefeitura de Pádua informou em nota que poderia haver suspensão da coleta de lixo urbano nos próximos dias por falta de combustível. A administração pública também entrou em recesso nesta segunda (28) e suspendeu as aulas na rede municipal nesta semana.
Esta cena deve se repetir pela região nos próximos dias. Nesta segunda (28), o governador Luiz Fernando Pezão afirmou que garantir a distribuição de combustíveis a quartéis da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros pelo interior do estado será a prioridade. O objetivo é manter o abastecimento não apenas de veículos da PM e dos bombeiros, mas também de ambulâncias e médicos.
Para isso, o governador entrou em contato com o secretário de Segurança, solicitando escoltas para as carretas que seguirão para cidades do interior. Pezão também ressaltou a importância da retomada do abastecimento de alimentos e tenta a liberação da rodovia Teresópolis-Friburgo para que os caminhões dos produtores rurais possam abastecer a Ceasa, escolas, hospitais e presídios.
Desde o dia 21, a Central de Escoltas já realizou 204 escoltas no Estado do Rio, segundo a Secretaria de Estado de Segurança. Em nota, a secretaria informou que foram acompanhados caminhões de combustível destinados à postos de combustíveis no Rio e Baixada Fluminense, empresas de ônibus do estado, prefeituras, empresas de transporte, Cedae, Petrobrás, Aeroporto Santos Dumont, Aeroporto Bartolomeu Lisandro, em Campos, órgãos de saúde, forças de segurança, entre outros.