PM atendeu mais de 2 mil ocorrências de violência contra a mulher neste Carnaval

Fotos: SF Notícias

A Assessoria de Imprensa da Polícia Militar do Estado do Rio divulgou nesta quinta-feira (02/03), o balanço das ocorrências deste Carnaval. Entre os dados, a grande quantidade de chamadas relacionadas a violência contra a mulher impressionam e preocupam.

Em apenas seis dias, da sexta (24/02) até ontem (1º), foram um total de 2.154 casos de agressão contra a mulher no Estado, representando 14% das chamadas no período. Ao todo, foram atendidas 15.943 solicitações através do 190.

Segundo dados da Central de Atendimento à Mulher, o “Ligue 180” realizou 749.024 atendimentos em 2015, número 54,40% maior do que o registrado em 2014 (485.105). O Ligue 180 é um serviço gratuito e confidencial, oferecido pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos.

A Central recebe denúncias de violência e orienta as mulheres sobre seus direitos e sobre a legislação vigente, encaminhando-as para outros serviços quando necessário. A denúncia é distribuída para uma entidade local, como a Delegacia Especial de Atendimento a Mulher (DEAM). Na região as cidades de Campos dos Goytacazes e Nova Friburgo possuem a DEAM.

Quando não houver uma delegacia especializada na região do fato ocorrido, a vítima pode procurar uma delegacia comum, onde deverá ter prioridade no atendimento. Se estiver no momento de flagrante da ameaça ou agressão, a vítima também pode ligar para 190.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress