Período de Piracema começa e pesca fica proibida nos rios da região

Período da Piracema começou no dia primeiro e segue até o dia 28 de fevereiro de 2022

imagem: Evangelista Drone

Começou nesta segunda, dia primeiro, o período da Piracema, quando os peixes sobem o leito dos rios para se reproduzir. Até o dia 28 de fevereiro de 2022 a pesca está proibida em rios, lagos e lagoas de todo o estado, assim como em toda a Região Sudeste do Brasil, a chamada Bacia do Sudeste.

Tem Instagram ❓❓ Siga o SF Notícias no Insta > @sfnoticias

A medida visa proteger os organismos aquáticos. O objetivo é evitar a pesca predatória e garantir a reprodução das espécies nativas. Neste intervalo, quem for pego pescando pode ser multado e até detido. Em nossa região a fiscalização é feia pelo Ibama, Inea ou a Polícia Ambiental, através da 3ª Unidade do Parque Estadual do Desengano. A multa para quem for pego descumprindo a medida pode chegar aos R$ 100 mil reais, mas o valor varia de acordo com a quantidade de peixe pescado e a forma com que a atividade foi realizada.

Como nesta época do ano a pesca fica proibida, o Governo Federal paga aos pescadores o chamado seguro-defeso, mas vários pecadores relatam que não conseguem receber o valor, que é de um salário mínimo mensal.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress