Perigos do Excesso de Exercícios

Reprodução da internet
Reprodução da internet

Nos dias de hoje ouvimos falar com frequência a respeito dos benefícios que os exercícios físicos trazem à saúde. E, de fato, as atividades físicas, além de saudáveis, ajudam a manter a boa forma e a diminuir o estresse.

Esse tema se torna relevante, já que a vida moderna tende ao sedentarismo. Mas então surge uma outra discussão tão importante quanto: os perigos que o excesso de exercício físico pode trazer para a saúde.

Quais seriam então os perigos?

Podemos citar como exemplo o caso das pessoas que querem ganhar músculos em pouco tempo e acabam exagerando na carga dos aparelhos de exercício, o que sobrecarrega o organismo. O excesso de peso pode interferir nos ossos e articulações, causando lesões ortopédicas e isso pode ser bastante perigoso.

Já o excesso de atividades aeróbicas pode aumentar a espessura das paredes do coração e sobrecarregá-lo, além de aumentar a frequência cardíaca, o que pode ser fatal, principalmente para o indivíduo que tem mais de 40 anos.

As pessoas idosas também devem ficar atentas para não se excederem nos exercícios físicos, já que muitas delas o fazem sem perceber, pois têm a intenção de beneficiar a saúde.

O excesso de exercícios físicos, além de tudo, causa envelhecimento precoce, pois aumenta a produção de radicais excesso-treinamentolivres. Portanto, para quem se preocupa com a estética, pode ser ruim até nesse ponto.

A solução, obviamente, não é parar de praticar atividades físicas. Pois, como já foi dito, e todos sabemos, exercitar o corpo regularmente é extremamente importante.

O ideal é fazer um acompanhamento com um especialista sempre que for possível e tomar os devidos cuidados para não correr o risco de exagerar. Lembrando que, além de levar uma vida ativa, uma alimentação saudável também é de suma importância.

E vale sempre lembrar aquela regrinha: tudo em excesso pode fazer mal.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress