Periélio: Terra chega ao seu ponto mais próximo do Sol nesta quarta (04)

No periélio, o Sol aparece maior porque o seu diâmetro aparente (angular) atinge o valor máximo no ano.

Estaremos ‘mais perto’ do sol nesta quarta-feira (04)! Às 13h17, pelo horário de Brasília, a Terra passa pelo periélio, o ponto de sua órbita mais próximo do Sol. Nesse momento, em que ficará a “apenas” 147.098.838 km do Astro Rei, o planeta também vai atingir sua maior velocidade orbital, de cerca de 30,3 km/s (o equivalente a 109,08 mil km/h).

Siga o SF Notícias no Instagram através do 👉 @sfnoticias

No periélio, o Sol aparece maior porque o seu diâmetro aparente (angular) atinge o valor máximo no ano. E com essa ‘proximidade’ do Sol, o calor aumenta? Não é bem assim. O fato de estarmos mais ‘próximos’ do Sol durante o periélio não tem relação com sentir mais calor. “Embora a Terra receba um pouco mais de radiação solar nesse momento, a sensação de calor geralmente sentida aqui no Hemisfério Sul nesta época do ano é devida à inclinação do eixo de rotação da Terra, responsável pelas estações do ano” – explica o portal Olhar Digital.

Vale destacar que observar diretamente o Sol sem o uso de equipamentos adequados pode implicar em danos irreversíveis à visão. A orientação é utilizar métodos de observação indireta. Já o afélio, quando o Sol apresenta seu menor diâmetro aparente e a Terra alcança o ponto de sua órbita mais distante do astro, ocorrerá em 6 de julho, às 17h06. Neste ponto, o planeta estará a 152 milhões de km do Sol e atingirá a sua menor velocidade do ano.

Com informações do G1 e Olhar Digital

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress