A Performa Ambiental, empresa que já foi responsável pela coleta de lixo em São Fidélis e atualmente é contratada pela Prefeitura de Itaocara, é acusada de descartar lixo proveniente de coleta e limpeza urbana e resto de materiais utilizados na construção civil na margem do Rio Paraíba do Sul.
A informação foi passada pela 3ª Unidade de Polícia Ambiental do Parque Estadual do Desengano, que enviou uma guarnição até a estrada que liga o distrito de Portela à localidade de Campo de Sementes para apurar denúncias. Em vários pontos da estrada de terra os policiais encontraram diversos tipos de resíduos sólidos.
De acordo com a Polícia Ambiental, durante a ocorrência, um homem que se apresentou como fiscal de coleta da empresa disse que a mesma é responsável pelo lançamento dos resíduos na margem do Rio Paraíba do Sul. No momento da fiscalização os PMs não encontraram máquinas e nem pessoas trabalhando no local.
O caso foi registrado na 135ª Delegacia Legal de Itaocara. Os locais de descarte de lixo serão periciados pela Polícia Civil. Nossa redação não conseguiu contato com a empresa até o fechamento dessa matéria. Também não conseguimos contato com a Prefeitura de Itaocara, que é responsável por fiscalizar a atuação da empresa contratada com o dinheiro público.