Penúltima sexta-feira do verão é mais um dia de alerta para chuva forte na região

A maior parte das pancadas de chuva deve acontecer à tarde e à noite. Confira as cidades que podem ter chuva forte nesta sexta

A grande disponibilidade de ar úmido e quente disponível sobre o Brasil e a circulação de ventos sobre o país continua favorecendo a formação de grandes áreas de instabilidade, segundo a Climatempo. Nesta penúltima sexta-feira do verão – a estação termina no dia 20 quando começa o outono – órgãos de meteorologia voltaram a emitir alertas para a possibilidade de chuva em municípios do Norte, Noroeste e Serra do Rio. “A maioria das áreas do Brasil continua tendo grande quantidade de nuvens e condições para várias pancadas de chuva durante esta sexta-feira. A maior parte das pancadas de chuva deve acontecer à tarde e à noite” – informa a Climatempo. No interior do estado do Rio e no litoral norte fluminense, em Vitória e no sul do Espírito Santo a situação é de atenção para o risco de pancadas de chuva com moderada a forte intensidade, com raios e ventos fortes.

Segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) ocorrerão tempestades localmente de forte intensidade, acompanhada de descargas elétricas e ocasionais rajadas de vento de forte intensidade. Pontualmente também podem ocorrer acumulados expressivos de precipitação. O aviso vale para Aperibé, Bom Jesus do Itabapoana, Cambuci, Campos dos Goytacazes, Cardoso Moreira, Conceição de Macabu, Italva, Itaocara, Itaperuna, Laje do Muriaé, Miracema, Natividade, Porciúncula, Santa Maria Madalena, Santo Antônio de Pádua, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana, São João da Barra, São José de Ubá, São Sebastião do Alto e Varre-Sai. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, e ventos intensos (40-60 km/h). O aviso abrange todo o estado do Rio de Janeiro.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress