Pela segunda vez: onça-parda é encontrada morta na RJ-158 entre São Fidélis e Campos; veja o vídeo

O animal foi encontrado morto próximo à antiga fábrica de sucos e será encaminhado à sede do Parque do Desengano, em Santa Maria Madalena

O mês de abril começou com uma cena triste. Uma onça-parda foi encontrada morta às margens da RJ-158, entre São Fidélis e Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense. O animal foi encontrado morto próximo à antiga fábrica de sucos e apresentava sinais de atropelamento. Uma leitora que seguia para o trabalho em Campos fez o registro no início da manhã e nossa equipe esteve no local.

Tem Instagram ❓❓ Siga o SF Notícias no Insta > @sfnoticias

De acordo com o gestor do Parque Estadual do Desengano, Carlos Dário, há possibilidade de que o animal seja proveniente da área de floresta do Parque Estadual do Desengano. A pedido do gestor, a equipe do SF Notícias transportou o corpo do animal para a área urbana, para que fosse preservado em gelo. O animal foi entregue a uma equipe da Polícia Ambiental e será encaminhado à sede do Parque do Desengano, em Santa Maria Madalena, para realização de exames e estudos, e posteriormente taxidermia. “Sempre lastimável a perda de um animal deste porte. Por outro lado demonstra que os fragmentos florestais estão ficando pequenos para oferecerem sustento a estes felinos. As unidades de conservação nunca foram tão necessárias” – destacou o Parque do Desengano.

Em julho do ano passado uma onça-parda adulta morreu após ser atropelada por um carro também na RJ-158, entre São Fidélis e Campos, mas próximo à Fazenda da Pedra. Na ocasião, o gestor do parque destacou o lado bom e o ruim do registro. O ruim é a grande perda para a fauna da região, e o lado bom é porque mostra que o animal sobreviveu ao ciclo de crescimento na região e chegou à fase adulta aparentemente saudável. O corpo do animal encontrado morto no ano passado foi encaminhado para a sede da UENF para a realização de exames.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress