
A mais antiga Unidade de Conservação estadual, reduto de onça-parda e de várias outras espécies, orgulho para o interior do Estado, o Parque Estadual do Desengano completa 46 anos no próximo dia 13.
O parque abriga uma imensa variedade de plantas e animais nativos da Mata Atlântica, muitos deles raros e ameaçados, como o muriqui-do-norte, maior primata das Américas. Possui muitas montanhas de grande porte sendo a mais conhecida a do Pico do Desengano, nelas há opções de trilhas com todos os níveis de dificuldade e cachoeiras muito visitadas como as da Cascata, Mocotó e Tombo D´Água, até travessias de longa duração, própria para montanhistas mais experientes.
Das 283 espécies de avifauna encontradas nos campos de altitude, 22 são endêmicas e ocorrem em populações reduzidas. Desde 1985, têm sido encontradas na região cerca de 493 espécies, o que evidencia a sua alta biodiversidade. Muitas delas estão ameaçadas de extinção, como jacutinga, macuco, gavião-pombo, gavião-pato, e outras como jacu, inhambu, araponga, gavião-pega-macaco e papagaio-chauá só remanescem nas áreas protegidas.
Pedaladas, caminhadas ecológicas, observação de aves, feira de trocas solidárias, sorteio e até um show fazem parte da programação de aniversário.
Neste domingo, haverá duas pedaladas, sendo uma Campos e outra em São Fidélis. Na “cidade poema”, a pedalada saíra às 07 da manhã em frente a Igreja Matriz. Inscrições pelo telefone (22) 9.9913-3018. Em Campos, a pedalada saíra da Praça do Canhão, na Aberto Torres.
Já no dia 13, haverá feira de trocas solidárias, show local, sorteio de kits, bolo de aniversário e várias outras atividades na sede de visitantes que fica no município de Santa Maria Madalena.
Confira a programação completa AQUI ou pelo telefone (22) 2561-3072.