Patrimônio da fé, Igreja Matriz e agora Santuário de São Fidélis, completa 214 anos de história

No ano passado a Igreja Matriz foi elevada à categoria de Santuário de São Fidélis de Sigmaringa.

Um templo majestoso, imponente e grandioso! Grande na estrutura e na fé! Um patrimônio histórico e cultural, reconhecido e tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac). Durante os festejos pelo padroeiro da Cidade, São Fidélis de Sigmaringa, a Igreja Matriz também celebra seu aniversário. Esse ano a nossa Matriz, que desde o ano passado passou a ser Santuário Nacional de São Fidélis, completa 214 anos.

Siga o SF Notícias no Instagram através do 👉 @sfnoticias

Sonhada por Frei Ângelo e Frei Victorio, fundadores de São Fidélis, a construção da Matriz iniciou-se 1799 e foi aberta ao culto em 23 de abril de 1809, um dia antes do dia do padroeiro, para que as celebrações pudessem já ser feitas no templo, construído por índios e escravos, tendo como matéria-prima sementes da própria terra.

A cúpula, com 15 metros de diâmetro, sustentada por sólidas colunas semelhantes à da Basílica de São Pedro, foi construída em fevereiro de 1806. Não possui nenhuma estrutura de ferro e nem de madeira. É toda feita com tijolos presos entre si por uma massa composta de barro e óleo de baleia.

A cúpula (foto abaixo) foi considerada por engenheiros, arquitetos e artistas, como a mais notável do Brasil Colonial. Um marco para a cidade e a Igreja, foi a primeira visita de D. Pedro Segundo, que aconteceu em 1847, cena retratada nuns dos vitrais do monumental templo.

Entre tantas histórias, a Igreja Matriz também tem suas lendas, uma delas, a do túnel, a mais falada e comentada entre os fidelenses. Em uma matéria publicada na semana passada aqui no SF Notícias (veja AQUI) Helma Lúcia entrou no subsolo da Igreja para desvendar o mistério.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress