O prazo previsto na legislação eleitoral para definição dos candidatos que pretendem concorrer às eleições de outubro acabou e ao todo 13 candidatos e seus vices confirmaram que vão disputar a Presidência.
As chapas completas com os candidatos, vices, alianças ou coligações têm de ser oficializadas até esta segunda (06) na Justiça Eleitoral. A partir de agora, as legendas poderão registrar seus candidatos à Presidência no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O prazo termina no dia 15 de agosto, às 19h. Em seguida, caberá ao Ministério Público Eleitoral (MPE), qualquer candidato, partido político ou coligação impugnar o registro do adversário político.
Na fundamentação que deve ser enviada ao tribunal, o impugnante deverá apresentar argumentos jurídicos contra o registro da candidatura, como algum impedimento legal previsto na Lei da Ficha Lima que gere uma inelegibilidade. Caberá a um ministro do TSE analisar os argumentos e decidir se o candidato poderá disputar as eleições. A propaganda eleitoral por meio de comícios e internet está liberada a partir do dia 16 deste mês.
Confira os candidatos e seus vices:
Álvaro Dias (Podemos) – Paulo Rabello de Castro (vice)
Cabo Daciolo (Patriota) – Suelene Balduino Nascimento (vice)
Ciro Gomes (PDT) – Kátia Abreu (vice)
Geraldo Alckmin (PSDB) – Ana Amélia (vice)
Guilherme Boulos (PSOL) – Sônia Guajajara (vice)
Henrique Meirelles (MDB) – Germano Rigotto (vice)
Jair Bolsonaro (PSL) – Hamilton Mourão (PRTB) (vice)
João Amoêdo (Partido Novo) – Christian Lohbauer (vice)
João Goulart Filho (PPL) – Léo Alves (vice)
José Maria Eymael (DC) – Helvio Costa (vice)
Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – Fernando Haddad (vice)
Marina Silva (Rede) – Eduardo Jorge (vice)
Vera Lúcia (PSTU) – Hertz Dias (vice)