Parque Estadual do Desengano ganha Estação Meteorológica que vai ajudar na prevenção a incêndios

Equipamento foi instalado na sede da unidade de conservação, em Santa Maria Madalena
Fotos: Reprodução/ Fonte: Inea

O Parque Estadual do Desengano, administrado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), ganhou uma Estação Meteorológica que contribuirá na prevenção a incêndios florestais. O equipamento foi doado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e foi instalado na sede da unidade de conservação, em Santa Maria Madalena.

A Estação Meteorológica mede sete parâmetros diferentes: temperatura, umidade, direção do vento, velocidade do vento, irradiação solar, pluviometria e pressão atmosférica. O equipamento, que já está em funcionamento e cujos dados podem ser acessados pelo site do Inmet, permitirá às equipes do parque planejar, com antecedência, suas ações para prevenir incêndios florestais.

“Se a estação registrar baixa umidade e alta temperatura, essas informações servirão de alerta e assim poderemos nos mobilizar com previsibilidade e antecedência”, destacou o gestor do Parque Estadual do Desengano, Carlos Dário. O equipamento está conectado a todas as demais estações existentes no Brasil, permitindo não apenas a geração de dados como a obtenção de dados das demais estações.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress