Parque do Desengano abre inscrições para curso de capacitação de apicultores e produtores rurais

desengano-cedae
arquivo

Parque Estadual do Desengano (PED), em parceria com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), abre inscrições para o Ciclo de Oficinas de Capacitação para apicultores e produtores rurais, cujo objetivo é auxiliar na capacitação técnica da comunidade para o manejo de abelhas silvestres com viés produtivo e sustentável. O curso será realizado no dia 21 de outubro, entre 08h:00min e 17h:00min.

As oficinas têm como público-alvo apicultores amadores e profissionais, além de produtores rurais do entorno do Parque Estadual do Desengano, que compreende os municípios de Santa Maria Madalena, São Fidélis e Campos dos Goytacazes.

As três oficinas do curso são gratuitas e serão formadas com um mínimo de 10 e máximo de 20 alunos por turma. É preciso atenção, pois algumas oficinas exigem que o aluno já seja apicultor. No ato da inscrição, o aluno deverá indicar qual oficina deseja participar (veja lista abaixo).

As inscrições poderão ser realizadas através do e-mail [email protected] ou pelos seguintes telefones: (22) 2561-1378 ou (22) 2561-3072.

PROGRAMAÇÃO

OFICINA 1 (Sem restrição)

Criação de abelhas com e sem ferrão, para iniciantes em apicultura e meliponicultura.

Ementa: apresentação sobre as facilidades e dificuldades de se criar abelhas exóticas e as nativas (sem ferrão e solitárias). Custos envolvidos e materiais.

OFICINA 2 (Grau médio, qualquer tipo de produtor)

Apicultura ecológica, com uso de produtos e ações ecológicas.

Ementa: como preparar verniz sanitário, preparo de caixas iscas, introdução às boas práticas. O preparo dos calendários florísticos e de manejo.

OFICINA 3 (Grau avançado, para criadores de abelhas)

Diversificar, para ampliar seu negócio, materiais e métodos de coleta de própolis

Ementa: a própolis e sua produção. Métodos de coleta, materiais, beneficiamento e armazenagem. Valor de mercado.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress