Um local cheio de atrativos, pouco conhecido e divulgado, mas que se transforma na praia fidelense nessa época do ano. Com belezas que faz a qualquer um que visita a região pela primeira vez se apaixonar, o Rio do Colégio encantam e esbanja paisagens que ficam para sempre na memória. Ao todo são 35 quilômetros desde a nascente, em torno da parte baixa do Parque Estadual do Desengano, até desaguar no Rio Paraíba do Sul às margens da RJ 158 entre São Fidélis e Campos. Um rio que nasce e termina dentro do território do município, com suas águas limpas, piscinas formadas por pedras, corredeiras, quedas d’ água e cachoeiras, o local vira um atrativo turístico e a praia para aquelas pessoas que não consegue sair do município durante o verão, e que procuram a região com água mais próxima para fugir das altas temperaturas.
Nessa época a região recebe um maior número de pessoas, e como o rio corta diversas propriedades rurais que vivem da pecuária, o banho é aconselhado somente nos locais de maior vazão. Da nascente até o Rio Paraíba do Sul, o Rio do Colégio corta diversas localidades rurais de São Fidélis, entre elas, existem algumas que se destacam mais, pois são mais conhecidas e mais visitadas, como Recreio, Itacolomi, Ribeirão das Flores, Aleixo, Tapera, Colégio, Ponte Preta, tanto na parte alta como na baixa, Aracajú, Três Panelas, Pardal, e a mais famosa de todas, a Cachoeira do Oriente. Ao longo de seu percurso, a profundidade e a largura média ficam entre cinco a dez metros. Quanto mais na parte alta o visitante for, vai encontrar temperaturas amenas, águas cristalinas, paisagens exuberantes e únicas na região, proporcionando boas opções de lazer e um descanso, num local que faz você esquecer de todos os problemas.
Uma região de fácil acesso e bem próxima, ficando a poucos minutos do centro de São Fidélis. Após entrar na estrada de terra, em menos de dez quilômetros você chega nas localidades conhecidas como Três Panelas e Ponte Preta da parte baixa.
Uma parte do Rio do Colégio é protegida pela Área de Proteção Ambiental(APA), criada no dia 03 de junho de 2013, pela Secretaria Estadual de Ambiente, através da Superintendência de Biodiversidade e Florestas, com o apoio do Programa de Incentivo à criação e implementação de Unidades de Conservação Municipais(PROUC), que se enquadra nos critérios da Lei Federal nº 9985/2000 que institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação(SNUC).
A APA Rio do Colégio fica localizada na Região Serrana de São Fidélis, abrangendo as localidades da Tapera, Ponte Preta, Colégio de Cima, Recreio, e a Zona de Amortecimento do Parque Estadual do Desengano, totalizando uma área de aproximadamente 5 mil hectares.
Um dos objetivos da APA Rio do Colégio é proteger a diversidade biológica local, disciplinar o processo de ocupação e assegurar a sustentabilidade do uso dos recursos naturais daquela área, que é uma das principais regiões com relevante potencial ambiental do município.
Assim como toda as regiões de São Fidélis, que vem enfrentando desde de junho do ano passado a pior estiagem de sua história, fazendo até o município decretar situação de emergência devido a falta de chuva, o Rio do Colégio também está muito abaixo da sua média, e atualmente, locais onde antes era impossível atravessar andando, hoje é possível passar com maior tranquilidade, e a água nem chega na canela.
Para chegar a região do Rio do Colégio, existem dois caminhos; um pela RJ 158 no trecho que liga o município a Campos, e o outro, pelo bairro da Penha, passando pela localidade de Vargem Grande, Fazenda São Benedito e subir a serra em direção ao Parque Estadual do Desengano, um caminho um pouco perigoso para quem não conhece, mas cheio de subidas que nos proporciona lindas paisagens de tirar o fôlego, e que faz valer a pena subir.
Em breve retornaremos ao Parque Estadual do Desengano, para trazer até você nosso leitor, outros locais de nossa cidade que merecem ser explorados pelo turismo, e que pode gerar renda para nossa cidade.