Paraíba sobe mas não é o suficiente para amenizar a seca em São Fidélis

tempo com chuva foto vinnicius cremonez
Fotos: Vinnicius Cremonez

O que seria uma esperança para produtores e agricultores de São Fidélis,  município mais castigado pela pior estiagem dos últimos anos, as chuvas que caíram nesses dias em nossa região, ainda não tiveram o efeito desejado para que a situação possa voltar ao normal.

As fortes chuvas que caíram em municípios de Minas Gerais fizeram com que o nível do Rio Paraíba do Sul elevasse um pouco, e desaparecesse ilhas que foram formadas com a baixa do nível. Embora tenha elevado, o nível ainda continua abaixo do normal, o que atrapalha a Defesa Civil a monitorar a medição, segundo o superintendente do órgão em São Fidélis, Cláudio Luiz.

O capim e o pasto começaram a voltar ao normal, voltaram a ficar verde, mas situação dos produtores e agricultores ainda é uma das piores, segundo o secretário de agricultura Gilberto Hentzy. capim 1De acordo com o secretário o longo período de estiagem vivido pela cidade, fez com que vários setores fossem fortemente atingidos, e que será necessário que continue chovendo por mais dias, até que tudo possa começar a voltar ao normal.

Estamos entrando na época de brotação do capim e a melhor época para a plantação, e com a chegada da chuva, por mais que seja pouca,  os produtores já voltaram a plantar a cana-de-açúcar. A chuva ainda não acabou com o sofrimento de várias famílias que vivem do campo, mas fez surgir uma esperança de que dias melhores estão chegando. Segundo o secretário de agricultura, a produção leiteria ainda está muito abaixo do seu nível normal e os animais continuam morrendo.

capim 2

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress