Outubro rosa: conheça os fatores de risco e saiba como se prevenir contra o câncer de mama

campanha-cancer-de-mama-inca
Este ano a campanha do INCA tem objetivo de fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para o rastreamento e o diagnóstico precoce da doença. Fotos: Reprodução

O movimento de prevenção ao câncer de mama surgiu nos Estados Unidos, se espalhando pelo mundo posteriormente. A campanha do Outubro Rosa tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença.

Causado pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor,  os casos de câncer de mama são os mais comuns entre as mulheres no mundo. Depois do câncer de pele não melanoma, o câncer de mama responde por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA) a doença é a mais frequente nas mulheres das Regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste do Brasil.

A idade é um dos mais importantes fatores de risco para a doença, cerca de quatro em cada cinco casos ocorrem após os 50 anos. Outros fatores como obesidade e sobrepeso após a menopausa, sedentarismo, uso de contraceptivos hormonais (estrogênio-progesterona) e histórico familiar da doença na família podem aumentar o risco da doença.

O INCA alerta que 30% dos casos podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis e também através do autoexame, quando a mulher observa suas mamas, verificando o surgimento de qualquer alteração, como nódulos, alterações nos mamilos e saída de líquidos. O exame de mamografia também auxilia na prevenção. O primeiro deve ser realizado aos 35 anos e anualmente após os 40 anos.

Este ano, a campanha do Instituto no Outubro Rosa tem como tema “Câncer de mama: vamos falar sobre isso?”, com o objetivo de fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para o rastreamento e o diagnóstico precoce do câncer de mama e desmistificar conceitos em relação à doença. O Sistema Único de Saúde (SUS) garante a oferta gratuita de exame de mamografia para as mulheres brasileiras em todas as faixas etárias.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress