Outono começa hoje: previsão é de chuva dentro da média para a região

No decorrer dos dias, os períodos de sol ficam mais curtos e as noites mais longas. Veja a previsão para os próximos meses:

Até logo, Verão! O Outono começa oficialmente às 18h25min desta segunda (20), e vai até o dia 21 de junho, às 11h58, pelo horário de Brasília, e a estação é marcada pelo período de transição entre a época mais quente e úmida (Verão), para a estação mais seca e fria (Inverno).

Chuva

Segundo a Climatempo, no Outono é onde a radiação do sol é a mesma pelo Hemisfério Norte e Hemisfério Sul, e no decorrer dos dias, os períodos de sol ficam mais curtos e as noites mais longas. Durante o Outono costumamos ter o avanço da Alta Subtropical do Atlântico Sul (ASAS) pelo Sudeste, o que favorecerá períodos mais secos entre as áreas centrais e parte do Sudeste do país, típicas da estação. E também os jatos subtropical e polar avançam mais pelo Sul do Brasil, Mato Grosso do Sul e parte do Sudeste, como em São Paulo, auxiliando na formação de frentes frias e de instabilidades nessas áreas.

Ainda segundo a Climatempo, as frentes frias devem ser fracas a moderadas e costeiras no começo do Outono e mais fortes e continentais no final da estação, tanto pelo Sul quanto em parte do Sudeste do país. O outono de uma forma geral terá chuva dentro da média sobre boa parte do Sudeste. De maneira geral, o Sudeste do país terá chuva dentro da sua Climatologia, ou seja entre 100 e 400mm, na média. Em nossa região segundo a Climatempo, a média é de 200 a 300 mm.

Temperaturas

Por influência do aquecimento do Oceano Pacífico, as temperaturas ficarão acima da média do sudoeste de São Paulo ao nordeste de Minas Gerais, passando pela zona da mata mineira e parte do sul mineiro, e todo o estado do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, além do noroeste do estado de São Paulo.

Abril

No início de abril ainda se espera um padrão mais típico de verão, com calor e alta umidade provocando pancadas de chuva, porém de forma muito isolada; no decorrer de abril o tempo passa a ficar mais firme em todo o Sudeste, e por conta disso as noites passam a ser mais frescas, com amplitudes térmicas maiores. Uma a duas massas de ar frio de fraca a moderada intensidade passam pela região ao longo do mês, inaugurando um padrão mais típico de outono.

Maio

Em Maio a chuva já fica abaixo da média em todo o Sudeste do país. E neste mês as frentes frias já ficam mais barradas entre Santa Catarina e o sul de São Paulo, com dificuldades para avançar pelo Sudeste, e com isso o destaque será a amplitude térmica elevada, diferença maior das temperaturas mínimas e máximas no dia. Destacam-se duas fortes frentes frias que devem passar no final do mês de maio entre o Sul e parte do Sudeste, como entre São Paulo, Minas e Rio de Janeiro. A temperatura fica, em geral, acima da média em nossa região.

Junho

Entre maio e junho haverá uma forte frente fria, que chegará pelo Centro-Oeste e parte do Sudeste, pois além de forte será continental, além de outra mais forte frente fria em meados de junho também, segundo alguns modelos meteorológicos. O que ajudará a chuva fica acima da média mais pelo sudoeste do estado de São Paulo, como no Vale do Ribeira e no litoral sul. Já em boa parte do Sudeste, como em Minas, grande parte dos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro, assim como no oeste do Espírito Santo. “Mas, temos que lembrar que chove pouco sobre o Sudeste durante este mês e a média climatológica já é baixa neste mês, aliás diminui bastante a chuva já a partir de maio. E sobre o centro leste do Espírito e pontos do centro e nordeste do Rio de Janeiro a chuva ficará abaixo da média” – informa a Climatempo.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress