Outono começa hoje: Confira a tendência climática para a estação

Estação de transição entre o verão quente e úmido e o inverno frio e seco começa oficialmente às 18h58min

Para a alegria de quem não suporta mais o verão, o outono começa às 18h58min desta quarta-feira (20/03). Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), essa é uma estação considerada de transição entre o verão quente e úmido e o inverno frio e seco. São observadas, portanto, características das duas estações.

No Sudeste, o verão apresentou uma quantidade de chuva significativa que gerou transtornos em São Paulo e em algumas áreas do Rio de Janeiro. Em alguns municípios da nossa região, entretanto, a chuva ficou muito abaixo da média e as temperaturas acima da média, incomodando a população.

Segundo a Climatempo, o grande diferencial do outono 2019 será a influência de um El Niño, que mesmo com fraca intensidade, vai interferir no padrão de chuva e de temperatura. A expectativa é de que o fenômeno persista até o fim de junho, mas enfraquecendo cada vez mais.

Além do El Niño, o outono começa com a temperatura do oceano Atlântico Sul acima do normal, ainda segundo a Climatempo. A presença de um El Niño, mesmo que fraco, faz com que as ondas de frio tenham menor frequência, e que consequentemente exista tempo para que as temperaturas voltem a subir, mas mantendo uma sensação agradável, até a chegada de uma próxima onda de frio.

A previsão do Inmet indica que algumas áreas do Sudeste devem ter chuva dentro da faixa normal ou ligeiramente acima para os próximos três meses. Já as massas de ar frio devem passar com maior frequência somente a partir de maio, porém a previsão é de temperaturas acima da média, ainda assim o calor não deve ser tão intenso como no verão. A formação de nevoeiros também é uma característica do outono.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress