Os maiores campeões do Rio de Janeiro

Fotos: Pexels

A bola segue rolando nos campeonatos Estaduais e o Carioca não é exceção. A elite do Rio de Janeiro briga pelo troféu do Estado e o Brasileirão 2019 ainda não ocupa tanto espaço assim na mente dos atletas, ainda que corpo técnico e diretoria se preocupem com o preenchimento de algumas lacunas nos respetivos elencos tendo em vista a competição. Façamos um repasse histórico para descobrir quem são, afinal, os maiores vencedores da história da competição Carioca.

O Botafogo foi o grande vencedor do Carioca em 2018. Derrotado na ida da decisão da Taça Rio, o “Fogão” viria a bater o Vasco da Gama na partida que definiu o novo campeão Estadual. Após um desaire por 3-2 no Engenhão devido a um gol de Andrés Rios já nos acréscimos, o Botafogo foi até o Maracanã e conseguiu um feito idêntico: Joel Carli fez o 0-1 já para lá dos segundos 45 e a decisão ficou adiada para a marcação das grandes penalidades. Aí, o Botafogo foi mais forte que o “Gigante da Colina” ao triunfar por 4-3 e se sagrou campeão Estadual pela 21ª vez em toda sua história, alcançando um feito que não lograva desde 2013. No Brasileirão 2018, o Botafogo foi 9º. A melhor performance Carioca no campeonato foi a do Flamengo, segundo colocado a oito pontos do campeão Palmeiras que, a 25 de fevereiro, é apontado pelas apostas online futebol da Betfair como emblema do Rio de Janeiro com maior probabilidade de conquistar o Brasileirão em 2019, com uma odd de 4,5.

Flamengo é o maior campeão

O Flamengo é o emblema que mais vezes venceu esse Campeonato Carioca, contabilizando um total de 34 edições do troféu, estatísticas que consideram os títulos conquistados em anos nos quais foram disputadas duas competições inseridas no Carioca. O “vice” do Brasileirão 2018, hoje comandado por Abel Braga, quer voltar a dominar o futebol do Estado, algo que aconteceu pela última vez há dois anos atrás, em 2017. A diretoria do “Fla” reforçou o elenco para a nova temporada com o intuito de assumir uma candidatura à conquista do Brasileirão, recrutando atletas como Gabriel Barbosa ou De Arrascaeta mas, para já, o foco está nesse campeonato Carioca. Em fevereiro, após ter vencido o grupo B da Taça Guanabara, o Flamengo enfrentou o Fluminense nas semis da competição e perdeu por um a zero, gol marcado por Luciano já nos acréscimos. O “Flu”, rival do time “rubronegro”, é segundo na lista de emblemas mais titulados do Rio de Janeiro com um total de 31 edições em seu palmarés, a última delas conquistada no ano de 2012, interrompendo um jejum que à data já era de nada mais nada menos que sete anos.

A fechar o ranking de três maiores vencedores da prova, o “vice” da última edição, o Vasco da Gama. O time de São Januário conta com 24 títulos e venceu pela última vez em 2016. O campeão Botafogo surge na quarta posição com 21 campeonatos Cariocas conquistados e os nomes de América-RJ (7), Bangu (2), São Cristóvão (1) e Paissandu (1) também constam nesse “hall of fame”.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress